Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Cameça o segundo dia do Enem 2013

Candidatos fazem provas de Matemática, Linguagens e Códigos e a redação

Por Carolina Vellei Atualizado em 16 Maio 2017, 13h41 - Publicado em 27 out 2013, 12h31

Comçou às 13h (horário de Brasília), deste domingo (27), o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. A prova de hoje terá 90 questões, sendo 45 de Matemática, outras 45 de Linguagens e Códigos, mais a redação.

– Confira a correção comentada do primeiro dia de prova do Enem 2013

– Enem 2013 se tornou prova mais "seletiva", afirmam professores

Em uma declaração após o primeiro dia do exame, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, alegou que a prova transcorreu dentro da normalidade, sem nenhum grande evento de destaque. Talvez o maior problema tenha sido para os 24 candidatos que foram desclassificados da prova, após publicarem imagens do Enem de dentro da sala em que faziam o exame.



Prova mais difícil

O primeiro dia do Enem assustou muitos estudantes. Grande parte dos candidatos achou a prova mais difícil do que nos outros anos. A treineira Cecília Ranieri foi um desses candidatos. Ela acredita que essa seja a nova estratégia do MEC para firmar o exame como uma prova confiável. “O Enem já teve muitos problemas, pode ser por isso que o estão tornando mais difícil”, diz a estudante.

Cecília se preparou para a prova e de tanto pensar no exame, acabou sonhando com o tema de redação: “no meu sonho, seria sobre os padrões de beleza. Mesmo que não seja sobre isso, estou confidante de que vou bem na redação, porque ela pesa muito no meu curso”, afirma a estudate que quer tentar uma vaga em Medicina.

Continua após a publicidade

Os amigos Caio Bellini e Bárbara Carvalho também acreditam que o exame estava mais complicado que nos outros anos. No entanto, Caio estava preparado para a longa prova, por fazer muitos simulados onde estuda. “A minha escola cobra os simulados como uma prova de verdade”, diz. Quando perguntados sobre o tema de redação, os dois estudantes sugerem o assunto Mais Médicos. “O problema é que aí teríamos que escrever o que o governo quer ouvir”, comenta Caio.

Correção do Enem 2013
O GUIA DO ESTUDANTE, em parceria com o cursinho Oficina do Estudante, fará a correção comentada do segundo dia de prova do Enem. A correção começará logo após o fim do exame, 19h30 (horário de Brasília). Além do gabarito, o GUIA também conversará com os professores para conhecer o perfil de prova exigido pelas questões do Enem e pela redação do exame.

As questões serão publicadas no site a medida em que forem corrigidas, em tempo real.

O gabarito oficial do Ministério da Educação (MEC) será divulgado até 30 de outubro, no site do Enem. A data de divulgação do resultado final ainda não foi informada pelo MEC.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade