Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Candidatos contam como controlaram a ansiedade na véspera do Enem

Prova começa às 13h, no horário de Brasília

Por Gabriela Portilho Atualizado em 16 Maio 2017, 13h52 - Publicado em 8 nov 2014, 11h51

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 começa neste sábado (8) e será aplicado em mais de 17 mil escolas e universidades pelo Brasil. Em frente à Unip Vergueiro, em São Paulo, os candidatos contaram como controlaram a ansiedade no dia anterior à prova e quais eram as expectativas para o exame, que começa às 13h (horário de Brasília).

– Enem 2014 começa neste sábado (8)

Kevin Gabriel Gonçalves, 18, disse se sentir tranquilo hoje. “A prova do ano passado me mostrou que tinha que estudar mais. E foi isso que fiz durante todo o ano, me preparando com muitos simulados. Mas procurei ter uma semana bem calma, desmarquei minhas atividades regulares, como o inglês, e de ontem pra hoje dormi pelo menos 10h, o que me deixou muito descansado”, afirma.

Dormir foi o truque de muitos candidatos para estar mais tranquilo no dia de hoje. “Como a prova é muito exaustiva, dormir bem é fundamental como preparo físico mesmo”, conta Isabella Almeida Canielli, 19, que diante das 4h30 de prova tem alguns truques para descansar. “Quando me sinto muito cansada, aproveito para passar o gabarito das questões que eu já resolvi. Preenchendo as bolinhas consigo dar um descanso pro meu cérebro antes de partir pra questões mais difíceis”, explica.

A chuva que caiu sobre a cidade ontem, ajudou alguns candidatos a relaxarem “Passei a semana inteira agitada, mas ontem com aquela chuva só quis ficar em casa assistindo minha série favorita, debaixo das cobertas e dormindo muito. Foi a melhor coisa que fiz, porque hoje acordei bem mais calma”, conta Laura Abreu, 17, que presta o Enem pela primeira vez esse ano.

Os portões fecham às 13h e os candidatos só podem deixar a prova após às 15h. Os gabaritos oficiais das provas serão divulgados até quarta-feira (12), no site do Enem, conforme prevê o edital do exame. O Guia do Estudante, em parceria com o cursinho Oficina do Estudante, irá publicar a correção comentada das questões à noite, em ambos os dias. Acompanhe as nossas redes sociais para mais detalhes.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade