Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Com nova parceria, Enem é aceito em mais uma universidade de Portugal

O Instituto Português de Administração de Marketing (Ipam), localizado na cidade do Porto, passa a aceitar a nota do exame brasileiro

Por Juliana Morales 13 Maio 2020, 11h37

Na última terça-feira (12), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que mais uma instituição de ensino de Portugal passa a aceitar as notas do Enem como forma de ingresso. A nova parceria é com o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), localizado na cidade do Porto, em Portugal.

  • Com mais esse acordo, o Enem contabiliza 50 instituições portuguesas que aceitam as notas do exame brasileiro para o ingresso em cursos de graduação. Confira a lista das universidade portuguesas que aceitam o Enem.

    Enem Portugal

    O Enem Portugal, como é chamado o programa de acordos interinstitucionais entre o Inep e as instituições de educação superior portuguesas, foi criado em 2014, quando algumas universidades de Portugal já aceitavam os resultados individuais do exame brasileiro em seus processos seletivos.

    Para simplificar o acesso dessas instituições ao desempenho dos candidatos interessados no ensino superior português, o Inep passou a realizar os acordos interinstitucionais de cooperação. O programa se tornou possível com uma mudança na legislação portuguesa. O Decreto-Lei nº 36, de 10 de março de 2014, regulamentou o estatuto do estudante internacional no país europeu.

  • Em março do mesmo ano, o Ministério da Educação de Portugal permitiu às suas instituições definirem a forma de ingresso de estudantes internacionais. A Universidade de Coimbra foi a primeira a assinar o convênio interinstitucional com o Inep, em 26 de maio do mesmo ano.

    A parceria com o IPAM do Porto foi a terceira realizada em 2020. Antes foram firmados convênios com o Ipam de Lisboa e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

     
    Continua após a publicidade
    Publicidade