Conheça 10 erros que zeram a redação do Enem, de acordo com o Inep
Destacar o título e escrever mensagens para a banca são alguns dos motivos que podem levar à nota zero

Você já deve ter ouvido falar que fugir do tema na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) faz com que o texto seja zerado, mas talvez você não saiba que existem outros nove motivos para os avaliadores atribuírem nota zero na redação. Por exemplo, fazer desenhos ou destacar o título pode fazer com que seu texto seja anulado.
Na cartilha do participante, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) esclarece as 10 razões para se atribuir nota zero na redação. Confira:
- Fuga total ao tema;
- Não escrever um texto dissertativo-argumentativo;
- Deixar a Folha de Redação em branco;
- Escrever menos de sete linhas, ou menos de 10 linhas no sistema Braille;
- Escrever insultos, desenhos (como destaque no título) e outras formas propositais de anulação;
- Escrever parte do texto deliberadamente desconectada do tema;
- Identificar-se fora do local apropriado na Folha de Redação, seja com nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma;
- Escrever o texto predominantemente ou totalmente em língua estrangeira;
- Deixar a redação ilegível, que impossibilite a leitura por dois avaliadores;
- Caso o candidato copie trecho da prova de redação ou do caderno de questões, a quantidade de linhas copiadas será desconsiderada para a contagem do mínimo de linhas.
O documento esclarece que qualquer marcação de finalização do texto pode ser considerado desenho ou uma forma de identificação. Ou seja, nada de escrever “fim” ou de fazer rabiscos ao terminar a redação!
Os trechos deliberadamente desconectados do tema incluem reflexões do participante sobre a prova, bilhetes para a banca avaliadora, mensagens políticas, de protesto ou religiosas, por exemplo.
+ Ela tirou mil na redação do Enem – e foi fazer um curso de exatas na USP
Também é preciso ter cuidado com as letras de músicas, hinos e poemas. Eles podem aparecer na redação desde que façam sentido com a argumentação do texto. Agora, se o participante inserir músicas estranhas ao tema de forma proposital, pontual e desarticulada, é motivo para zerar a prova.
A redação do Enem 2025 será no dia 9 de novembro, junto com as avaliações de Linguagens e Ciências Humanas. No dia 16 de novembro, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza.
Como funciona a avaliação da redação do Enem?
A redação do Enem é corrigida de acordo com as cinco competências listadas abaixo:
- Competência 1: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Competência 2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Competência 3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência 4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cronograma Enem 2025
Inscrições: de 26 de maio a 13 de junho de 2025Pagamento da taxa: até 18 de junho de 2025Pedido de atendimento especializado e nome social: até 13 de junhoDivulgação do resultado do atendimento especializado: 20 de junhoPrazo para recurso: 23 a 27 de junhoResultado do recurso: 4 de julho- Provas: 9 e 16 de novembro de 2025
- Provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30 de novembro e 7 de dezembro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.