O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 bateu recorde de inscritos. Ao final da última sexta-feira (10), com o término das inscrições, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) contabilizou 6.331.697 inscritos para a prova deste ano, que serão realizadas entre 22 e 23 de outubro. O número é um recorde. Em 2010, quando o Enem recebeu o maior número de inscritos, o Inep registrou 4.611.441 inscrições.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Região Sudeste, com 2.312.312 inscritos, apresentou o maior número de participantes, seguida da Região Nordeste, com 1.903.135. Já a Região Sul apresentou 780.802 inscritos, seguido do Norte do país com 651.995 e o Centro-Oeste com 573.453 registros.
Os estudantes que ainda estiverem com inscrições pendentes devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 35,00 até a segunda-feira (13), nas agências do Banco do Brasil. O comprovante de inscrição estará acessível no sistema eletrônico do Enem até três dias úteis após o pagamento do boleto. O cartão de confirmação será enviado ao endereço informado pelo candidato no momento da inscrição – o número de acompanhamento estará acessível no sistema.
– Confira os motivos para fazer o Enem
– Baixe aqui a prova e a resolução do Enem 2010!
– Resolva o Simuladão Enem Guia do Estudante 2011
O Enem avalia conhecimentos obtidos até o término do ensino médio. Além disso, o resultado do exame servirá como porta de entrada para diversas instituições de ensino superior de todo o Brasil que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2010, 51 IES participaram deste programa do governo federal.
As provas de outubro também é usada como critério fundamental na seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de ser a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes maiores de 18 anos que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O exame também é obrigatória para a solicitação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Como é a prova do Enem?
O exame é composto de 180 questões de múltipla escolha, divididas em quatro partes, e uma redação. Cada parte da prova possuí 45 questões de:
– linguagens e códigos, em que são cobrados conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol);
– ciências humanas, que aborda questões de geografia, história, filosofia e sociologia;
– ciências danatureza, que traz perguntas sobre biologia, química e física;
– matemática.
Neste ano, no primeiro dia de avaliação (sábado, 22 de outubro), as provas serão de ciências da natureza e humanas. No domingo (23), os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens.
LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem