Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2017 teve questão de matemática que confundiu professores

Questão envolvendo a Copa teve problemas no enunciado

Por da redação Atualizado em 13 jun 2018, 18h16 - Publicado em 13 nov 2017, 17h18

Se você acompanhou por aqui a correção do segundo dia do Enem 2017, deve ter percebido que uma questão havia ficado em branco por um longo tempo. Trata-se da pergunta 157 da prova rosa, aquela que trazia a logomarca da Copa do Mundo 2014 e cobrava conhecimentos de análise combinatória. Veja abaixo:

Segundo os professores do Anglo Vestibulares, o enunciado da questão conduzia a uma interpretação que não dava nenhuma resposta correta. 

O site de VEJA.com explicou o problema:

Trata-se de uma pergunta sobre análise combinatória, na qual estudantes precisavam buscar a quantidade de combinações diferentes possíveis de colorir a logomarca da Copa do Mundo de 2014. O “grande problema”, segundo Robby Cardoso, supervisor de Matemática do Anglo Vestibulares, foi uma frase específica do enunciado. Ao escrever “considere que o comitê organizador resolvesse utilizar todas as cores da bandeira nacional”, a prova do Enem levava o aluno a partir do princípio que as quatro cores (verde, amarelo, azul e branco) precisavam necessariamente estar na imagem.

Continua após a publicidade

Nesse caso, a resposta correta seria 600, que não consta de nenhuma das alternativas disponibilizadas no caderno de questões. O jeito de chegar a resposta que os professores entendem que estará no gabarito do Enem, a letra “E” – 972, seria levar em conta que as áreas próximas não poderiam repetir cores, mas desconsiderar da conta a inclusão obrigatória de todas.

“Seguindo à risca o que está escrito no enunciado, eu precisaria usar as quatro cores. Nesse caso, o exercício fica bem mais difícil de resolver e não tem resposta nas alternativas”, explica o professor.

Apesar do problema no enunciado, os professores não acreditam que a questão possa ser anulada, já que o Enem não costuma fazer isso.

Leia a matéria completa.  Enem/Reprodução

 

Continua após a publicidade

Publicidade