Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Enem 2019: começa prazo para pedir reaplicação da prova

Os pedidos podem ser feitos até 18/11 na Página do Participante

Por Taís Ilhéu Atualizado em 11 nov 2019, 14h57 - Publicado em 11 nov 2019, 13h41

A partir desta segunda (11), os candidatos que se sentiram prejudicados por problemas logísticos durante a aplicação de um dos dias do Enem 2019 poderão solicitar a reaplicação do exame. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante até a próxima segunda-feira (18). O Inep divulgará pedidos aceitos no dia 27/11 e a reaplicação acontece em 10 e 11/12.

  • Quem pode solicitar

    O Inep indicou no edital do Enem 2019 o que são considerados fatores logísticos que comprometem a realização da prova — portanto, passíveis de reaplicação. São eles:

    • Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local),
    • Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural) ou
    • Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
  • Os pedidos, no entanto, serão analisados caso a caso, e pessoas que não se enquadram em nenhuma dessas situações ainda podem ser contempladas. O ministro da Educação lembrou em coletiva de imprensa nesse domingo (10) do caso de estudantes de Goiás que tiveram o local de prova alterado na semana anterior ao primeiro dia e não viram o aviso do Inep enviado via e-mail e SMS. 

    Nesta segunda (11), o presidente do Inep, Alexandre Lopes, também alertou: “O participante pode ficar em dúvida se o caso dele vale ou não. A minha dica é: solicite”.

  • Alguns deles não conseguiram chegar aos novos locais a tempo e perderam a prova. Segundo Weintraub, esses são casos especiais que poderão ser aprovados.

    Continua após a publicidade
    Publicidade