Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2019: o que levar para comer e beber nos dias de prova

Fique atento às regras do Inep: garrafas sempre transparentes e alimentos em embalagens lacradas

Por Taís Ilhéu 31 out 2019, 12h56

As pessoas têm necessidades diferentes e vivem em regiões com hábitos alimentares diversos. Por essas e outras razões não dá para cravar quais são os alimentos certos ou errados para levar nas provas do Enem — além daquelas regras, é claro, que são estipuladas pelo próprio Inep.

Apesar disso, é possível listar alguns alimentos básicos que estimulam a concentração e mantêm o corpo saudável para aguentar esse desafio que são as cinco horas de prova. Que tal começar garantindo pelo menos estes? 

Hidrate-se 

Não precisa nem dizer que o essencial para o dia de prova é levar uma garrafa de água, certo? Se preferir, você pode levar mais de uma, só não se esqueça que o tempo da prova é bastante apertado e não dá para ir ao banheiro toda hora. Uma outra dica de bebida é água de coco, que ajuda a repor sais minerais. Sucos e refrigerantes não são tão recomendados por terem alto teor de açúcar e estimularem a fome. 

Reponha as energias

Mas nem por isso o açúcar está completamente banido na hora da prova. O chocolate costuma ser um alimento importante para aumentar a energia e manter o candidato ligado durante a prova toda. Prefira, no entanto, os chocolates 70% cacau, que têm menos açúcar e mais nutrientes. Outros alimentos recomendados são frutas (como maçã, por exemplo) e castanhas e amêndoas. 

Para evitar pressão baixa

Essa dica é especialmente para os candidatos que costumam ter queda de pressão: leve algum alimento salgado! Algumas opções são biscoitos ou amendoins. Fique sempre atento também a embalagens que não ocuparão muito espaço na mesa e que não façam tanto barulho, para não atrapalhar a sua concentração e a de outras pessoas da sala. 

Por fim, é importante lembrar que dos últimos anos para cá o Inep recomenda que os candidatos levem as bebidas em garrafas plásticas transparentes e sem rótulo, para evitar suspeitas de cola na prova. No caso das comidas, embalagens sempre lacradas! Nada de começar a comer antes de começar a prova. 

Continua após a publicidade
Publicidade