Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem: qual a roupa mais adequada para fazer a prova

Bonés não são bem-vindos, mas camisetas regatas e bermudas são liberadas (e, em alguns casos, pode ser o mais indicado)

Por Taís Ilhéu Atualizado em 21 nov 2021, 12h18 - Publicado em 20 nov 2021, 14h22

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (21),  serão aplicadas  90 questões de múltipla escolha divididas entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. O candidato deve lidar com “obstáculos” no caminho como calor (ou frio), ansiedade, pouco tempo para se alimentar e mesmo para ir ao banheiro. 

Mas tornar esse dia mais confortável, dentro das regras do Inep, não só é possível como depende de dicas bastante simples! Algumas delas, como a alimentação indicada no dia da prova e estratégias para lidar com a ansiedade nós já demos em outros textos por aqui. Para fechar, que tal ficar atento ao tipo de roupa mais indicado para os dois dias de Enem? Sempre observando, é claro, as orientações do Inep.

 

O que não levar

Mesmo que a caminho do Enem você use boné ou óculos escuros para se proteger do sol na rua, tenha em mente que esses itens vão parar no saco plástico lacrado quando for entrar na sala. Óculos de sol e qualquer artigo de chapelaria estão terminantemente proibidos durante a realização da prova, para evitar colas e fraudes. 

Artigos como véus são permitidos, mas serão vistoriados pelo aplicador antes da prova. Apesar de não serem vestimentas, vale a menção sobre os equipamentos usados por pessoas com necessidades especiais, como máquina Perkins, óculos especiais, lupa e outros: eles também serão examinados. 

Outros acessórios como faixas de cabelo, brincos e colares são permitidos, mas é bom evitar o uso dos que podem esconder a orelha ou cabelo e chamar a atenção dos aplicadores. 

Máscara: o acessório que não pode faltar

Enquanto alguns itens você precisa ficar atento para não usar no dia da prova, tem um outro que você não pode se esquecer. Sim, a máscara. Não usar uma máscara de proteção contra a COVID-19 pode acarretar na eliminação do candidato no Enem 2021! Em um outro texto aqui do GUIA, conversamos com um especialista para entender qual a máscara mais adequada e confortável para o dia da prova.

Continua após a publicidade

Vista-se confortavelmente e de acordo com o clima

A dica aqui é checar qual será a temperatura no dia da prova em sites de meteorologia como o Climatempo, além de considerar o clima da região onde você mora. Se a expectativa é de calor, opte por tecidos leves. Se for se sentir mais seguro, leve uma blusa e deixe junto com você durante a prova. 

Também vale lembrar que, por causa da pandemia, este ano não será permitido o uso do ar condicionado nos ambientes que contarem com este recurso. Afinal de contas, as janelas devem permanecer abertas e o ar circulando para diminuir as chances de contágio.

Portanto, se o clima for quente, é ainda mais importante apostar em roupas leves para não se sentir desconfortável na hora da prova. Por normalmente serem proibidos em alguns estabelecimentos, os candidatos muitas vezes têm receio de usar bermudas, regatas ou chinelos. No Enem esse itens não são proibidos! 

Mantenha sempre em mente que você ficará sentado durante horas e, por isso, é importante escolher roupas de tecidos confortáveis e que não apertem. Assim você evita a má circulação e formigamentos durante este tempo. Embora sejam um item básico do guarda roupa de quase todo mundo, as calças jeans skinny podem não ser as mais adequadas para esse momento. 

E muito importante: não faça a prova em jejum, dê preferência a alimentos leves.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Continua após a publicidade

Publicidade