Clique e assine GE Play por R$16,90

Enem 2019: segundo dia teve menor taxa de abstenção da história do exame

Nesse domingo, 376 candidatos foram eliminados. Entre eles, o que vazou as imagens da prova

Por Taís Ilhéu - Atualizado em 11 nov 2019, 14h00 - Publicado em 11 nov 2019, 12h10

O Ministério da Educação divulgou que o segundo dia de provas do Enem 2019 bateu um recorde em taxa de participação: 72,9% dos 5,1 millhões de inscritos compareceram. No primeiro domingo (3) 76,9% dos candidatos compareceram, superando o recorde de 2018. 

Além disso, o MEC também informou que 376 candidatos foram eliminados neste domingo. Ao todo, contando os dois dias de aplicação, foram 747 eliminados do Enem 2019. Entre eles, segundo o ministro da Educação, está o candidato que vazou imagens da prova de Matemática e Ciências da Natureza durante a tarde deste domingo (10).

Quando questionado sobre o episódio durante a coletiva de imprensa concedida ontem à noite, o ministro evitou classificá-lo como uma vazamento, assim como se negou a fornecer informações sobre a região a qual pertence o responsável — que, segundo ele, é um candidato de 18 anos. 

Apesar de informar que o MEC registrou boletim de ocorrência em todos os casos, Weintraub classificou o episódio de ontem como menos grave que o vazamento da imagem da prova de redação, no primeiro domingo de prova. Isso porque a foto da redação supostamente foi tirada por aplicadoras da prova, que já estão sendo investigadas pela Polícia Federal. 

Reaplicação da prova

Entre essa segunda (11) e a próxima (18), os candidatos que se sentiram prejudicados por problemas logísticos durante algum dos dias de aplicação do Enem 2019 poderão solicitar a reaplicação da prova. O pedido deve ser feito online, por meio da Página do Participante, e a reaplicação acontecerá nos dias 10 e 11/12. O MEC informou que o último domingo (10) contou com 76 ocorrências de problemas logísticos em todo o país. 

Gabarito

O gabarito oficial do Enem 2019 será divulgado pelo Inep nesta quarta-feira (13). Antes disso, os candidatos que levaram os cadernos de respostas para casa já podem conferir os gabaritos extraoficiais, corrigidos por professores de cursinhos, do primeiro e segundo dia de provas.

Continua após a publicidade
Publicidade