Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Enem 2020: 2º dia do ‘exame da pandemia’ acontece nesta quarta (24)

Candidatos respondem a 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza

Por Redação Atualizado em 24 fev 2021, 10h10 - Publicado em 23 fev 2021, 23h59

Nesta quarta-feira (24) será realizado o segundo dia da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes inscritos vão responder a 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza.

A reaplicação da prova é prevista em todas as edições para candidatos que tenham tido algum problema —desde que previsto em edital— que os impossibilite de fazer a prova nos dias estabelecidos. Além disso, somaram-se aos pedidos de reaplicação do Enem 2020: candidatos que não realizaram a prova por terem contraído covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas; candidatos que foram barrados nos locais de prova devido à lotação nas salas; e candidatos que foram impedidos de realizar o exame em decorrência de problemas na logística. Além disso, fazem o exame nesta data pessoas privadas de liberdade, como presos e internos. Ao todo, são 276 mil inscritos em 1481 municípios.

Na primeira prova realizada na terça-feira (23), os candidatos responderam a 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e escreveram uma redação sobre o o tema “a falta de empatia nas relações sociais no Brasil”.

Confira os horários de prova

  • 11h30min: abertura dos portões
  • 13h: fechamento dos portões
  • 13h30min: início das provas
  • 18h30min: término das provas

++ ‘Estou confiante’: candidata barrada do Enem fará reaplicação da prova

As cinco competências avaliadas na prova

A redação do Enem vale, no total, 1000 pontos, que são divididos entre cinco competências da seguinte forma:

Continua após a publicidade

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

  • Resultado

    O Inep aplicou o Enem 2020 nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). A previsão é que o resultado de todas as provas saia no dia 29 de março. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) só divulgará a porcentagem de candidatos que faltaram à reaplicação do Enem 2020 no final desta quarta-feira (24).

    Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

     

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade