Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Enem: tema da reaplicação é falta de empatia nas relações sociais

O tema da redação foi divulgado pelo ministro da Educação Milton Ribeiro em seu Twitter

Por Juliana Morales Atualizado em 23 fev 2021, 14h13 - Publicado em 23 fev 2021, 13h52

No primeiro dia de reaplicação do Enem 2020, realizado nesta terça-feira (23), os candidatos respondem a 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e produzem uma redação. Vale lembrar que o tema de redação e as questões do exame de hoje são inéditas, ou seja, foram feitas unicamente para a reaplicação.

Quem está realizando a reaplicação deve fazer uma redação sobre “a falta de empatia nas relações sociais no Brasil”. O ministro da Educação Milton Ribeiro foi o primeiro a publicar o tema da proposta em seu Twitter pessoal. Em seguida, o Inep também fez a divulgação nas redes sociais oficiais.

  • Na versão impressa do exame, em janeiro, o tema foi o estigma social das doenças mentais e, na versão digital, as desigualdades entre as regiões do Brasil.

    O que pode zerar a redação do Enem

    Entre as atitudes que podem anular o texto está a fuga total do tema proposto ou do formato dissertativo-argumentativo, deixar a folha de redação em branco, escrever menos de sete linhas, escrever discurso ofensivo ou desenhar na prova.

    Continua após a publicidade

    Escrever partes desconexas no meio do texto (como as famosas receitas de miojo ou hinos de clubes de futebol) também zera a redação. O GUIA já publicou um texto sobre essas atitudes que podem zerar a prova, confira aqui!

    As cinco competências avaliadas na prova

    A redação do Enem vale, no total, 1000 pontos, que são divididos entre cinco competências da seguinte forma:

    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

    Resultado

    O Inep aplicou o Enem 2020 nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). A previsão é que o resultado de todas as provas saia no dia 29 de março.

    Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico. Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade