Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Enem 2020: prazo de pagamento da inscrição é prorrogado para 10 de junho

Para reimprimir o boleto, é necessário gerar novamente a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) na Página do Participante

Por Juliana Morales
3 jun 2020, 11h14

O Inep prorrogou o prazo de pagamento da inscrição do Enem 2020 para o dia 10 de junho. A princípio, os estudantes teriam até o dia 28 de maio para pagar o boleto, no valor de R$ 85. Mas, de acordo com o órgão, cerca de 300 mil candidatos fizeram a inscrição, mas não pagaram a taxa no período.

Quem ainda não fez o pagamento terá que reimprimir o boleto, gerando novamente a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) na Página do Participante. Ele pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica, agência dos correios, internet banking ou aplicativos de bancos.

Segundo o Inep, o processamento do pagamento da taxa pode demorar de 3 a 5 dias úteis para acontecer. Esse é o tempo que as instituições bancárias precisam para comunicar o pagamento ao instituto. A orientação é para que todos os candidato confiram a situação da inscrição, e se persistir não confirmada (mesmo depois de pagar a taxa), após o prazo de 5 dias úteis, entrar em contato com o 0800 616161.

Problemas no pagamento

Ainda durante o período de inscrição, candidatos do Enem relataram em suas redes sociais problemas na confirmação do pagamento. Muitos deles afirmaram que haviam pago a taxa há mais de uma semana, mas ainda não tinham recebido o aviso de confirmação.

Em resposta ao G1 sobre o problema, o Inep explicou que “os boletos que foram pagos estão em processamento no sistema” e que “os participantes receberão a confirmação até o dia 28 de maio”.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Outra falha relatada pelos candidatos foi que o boleto de pagamento não estava sendo gerado, mesmo dias após a inscrição. Após reclamações, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o problema foi causado pela sobrecarga no sistema e que já tinha sido resolvido. Ele orientou que os estudantes entrassem novamente na página do participante, porque o problema “já estava solucionado”. Mesmo depois da afirmação do ministro, muitos candidatos continuaram se queixando nas redes sociais.

Após o projeto de adiamento ser aprovado no Senado e depois de muitas manifestações nas redes sociais contra a manutenção do exame em novembro, o Inep anunciou no dia 20 de maio que o Enem 2020 será adiado por 30 ou 60 dias , mas a data ainda não está definida. 

Publicidade
Enem 2020: prazo de pagamento da inscrição é prorrogado para 10 de junho
Enem
Enem 2020: prazo de pagamento da inscrição é prorrogado para 10 de junho
Para reimprimir o boleto, é necessário gerar novamente a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) na Página do Participante

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.