Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2022 não repetirá questões, segundo Inep

Presidente do instituto, Danilo Dupas, afirmou que atual gestão realizou pré-teste dos itens e o banco tem questões novas suficientes

Por Juliana Morales Atualizado em 10 Maio 2022, 12h19 - Publicado em 9 Maio 2022, 11h43

O Enem 2022 não repetirá questões, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame. A informação foi confirmada durante uma reunião do conselho do órgão, na última quinta-feira (5). 

O presidente do Inep, Danilo Dupas, garantiu que as provas da edição serão compostas exclusivamente por itens inéditos. Também informou que atual gestão realizou pré-teste dos itens, “visando tornar o Banco Nacional de Itens (BNI) mais qualificado”.

“O mais importante é que a equipe me garantiu que temos itens suficientes para fazer o Enem 2022 e que realizamos pré-testes os quais vão contribuir para a edição de 2023. Vale lembrar que, em 2024, teremos o novo Enem, com uma nova matriz de referência”, afirmou o chefe da pasta durante o encontro. 

Reciclagem de questões

A polêmica começou em novembro de 2021, quando servidores do Inep adiantaram ao jornal O Globo que não havia questões disponíveis para o exame de 2022 no Banco Nacional de Itens (BNI). Ao todo, o exame é composto por 180 questões, mas é necessário ter ao menos duas provas por ano, caso haja reaplicação. Por conta da pandemia, não foram feitos novos itens em 2020 e 2021.

Em março desde ano, gestores do Inep registraram a proposta de repetir questões de edições anteriores no Enem 2022 e enviaram a Dupas, como uma a alternativa para lidar com a escassez do BNI. Em abril, atendendo ao pedido, a Procuradoria Federal emitiu um parecer que liberava o uso de questões antigas. O documento pedia, no entanto, que a opção fosse reavaliada pelo instituto e que deixassem explicitado quais seriam os critérios de escolha das questões repetidas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Guia do Estudante (@guiadoestudante)

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Continua após a publicidade

Publicidade