Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem 2022: resultado do pedido de isenção já está disponível

Candidatos devem consultar Página do Participante e podem recorrer da decisão a partir de segunda-feira (25)

Por Luccas Diaz 22 abr 2022, 10h54

Os candidatos que solicitaram a isenção no pagamento da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem conferir o resultado do pedido na Página do Participante.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foram 1.949.448 solicitações de isenção, entre os dias 4 e 15 de abril.

Caso a resposta para o pedido tenha sido negativa, o candidato pode recorrer da decisão por meio de um recurso. O prazo para recorrer é entre os dias 25 e 29 de abril, e o resultado será liberado em 6 de maio. O pedido também deve ser feito via Página do Participante.

Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição?

  • Estudantes que estão cursando a última série do ensino médio, em 2022, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possua Número de Identificação Social (NIS) único e válido, além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Justificativa de ausência

O resultado da justificativa de ausência referente à última edição também já está disponível. A justificativa é voltada aos participantes que conseguiram isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 mas não compareceram às provas nos dois dias de aplicação. Quem se encaixava neste perfil e desejava solicitar a isenção novamente para a edição 2022 precisou que justificar a ausência com documentos que comprovassem o motivo da falta. Os arquivos deveriam contar com datas e assinaturas e não poderiam ser documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

O prazo para recurso de quem teve a justificativa negada segue o mesmo:  de 25 a 29 de abril, com o resultado no dia 6 de maio.

Calendário isenções Enem 2022

  • Justificativa de ausência ou solicitação de isenção: 4 a 15 de abril
  • Resultado: 22 de abril
  • Opção de recurso: 25 a 29 de abril
  • Resultado do recurso: 6 de maio

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade