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Enem: confira as dicas do Inep para uma redação mais coesa

O instituto alerta que não adianta distribuir conjunções pelo texto todo. Mais vale a qualidade do que a quantidade!

Por Karolina Monte
Atualizado em 3 nov 2022, 12h29 - Publicado em 31 out 2022, 18h23

Acredite ou não, mas até o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) quer que você alcance a tão sonhada nota mil na redação. Prova disso é a Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2022, publicada a poucas semanas. O documento traz o passo a passo da redação do exame, abordando cada uma das competências. Neste texto, explicamos quais as orientações do Inep para construir uma redação coesa e alcançar uma boa nota na competência 4.

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O que é um texto coeso

A competência 4 da redação do Enem analisa a capacidade do candidato de demonstrar que possui conhecimento sobre mecanismos linguísticos necessários para um adequado encadeamento textual. Por isso, observa quais marcas linguísticas foram usadas pelo candidato para alcançar esse resultado.

Para garantir a coesão textual, é importante que a redação tenha algumas características específicas. O Inep explica quais são elas:

Estruturação dos parágrafos: um parágrafo é uma unidade textual formada por uma ideia principal a qual se ligam ideias secundárias. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos podem ser desenvolvidos por comparação, por causa-consequência, por exemplificação, por detalhamento, entre outras possibilidades. É importante que exista uma articulação explícita entre um parágrafo e outro;

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Estruturação dos períodos: período nada mais é do que um enunciado que tem sentido completo. Pode ser formado por uma ou mais orações. Em um texto dissertativo-argumentativo, os períodos do texto são, normalmente, estruturados de modo complexo. Isso significa que eles são formados por duas ou mais orações, para que se possam expressar as ideias de causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras;

Referenciação: pessoas, coisas, lugares e fatos são apresentados e, depois, retomados, à medida que o texto vai progredindo. Esse processo pode ser realizado mediante o uso de pronomes, advérbios, artigos, sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, além de expressões resumitivas, metafóricas ou metadiscursivas.

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As dicas do Inep

Para colocar cada um destes tópicos em prática e alcançar a famosa coesão, o Inep separou algumas dicas práticas. Confira:

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1) Utilize operadores argumentativos para relacionar orações, frases e parágrafos de forma expressiva ao longo do texto. Um exemplo de operador argumentativo que estabelece relação espacial é o termo “em primeiro lugar”. Também existem operadores que estabelecem relações de causalidade, condicionalidade e outras. 

2) Verifique se o elemento coesivo utilizado estabelece a relação de sentido pretendida. Se você busca estabelecer uma relação adversativa, por exemplo, não faria sentido utilizar a conjunção “por fim”, mas conjunções como “porém” ou “todavia”;

3) Procure utilizar as seguintes estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram no texto:

substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos;

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substituição de termos ou expressões por sinônimos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumitivas;

– substituição de verbos, substantivos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que retomem o que foi dito;

elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados ou que sejam facilmente identificáveis.

Evite!

Para escrever um texto coeso, evite:

1) A ausência de articulação entre orações, frases e parágrafos;

2) A ausência de paragrafação (texto elaborado em um único parágrafo);

3) Emprego de conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão da mensagem;

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4) A repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo, sinônimo).

E lembre-se!

O Inep alerta que você não deve utilizar elementos coesivos de forma artificial ou excessiva para fazer o texto parecer mais bem escrito. 

Aqui, vale mais a qualidade do que a quantidade, e o excesso de recursos coesivos mal empregados pode tornar o seu texto mais difícil de compreender.

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