Clique e assine GE Play por R$16,90

Espelhos da redação do Enem 2017 estão disponíveis

Notas dos treineiros também foram divulgadas; candidatos podem consultar as notas e as redações na Página do Participante

Por Da redação - Atualizado em 21 mar 2018, 09h11 - Publicado em 19 mar 2018, 11h16

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta segunda-feira (19), os espelhos de correção das redações e as notas dos treineiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. 

Os treineiros são os inscritos menores de 18 anos na data da primeira prova e que concluirão o Ensino Médio em anos seguintes. Tanto os espelhos quanto as notas podem ser consultados na Página do Participante. Só é preciso informar o CPF e a senha do candidato.

Acesse o espelho de redação ou as notas dos treineiros

Notas na redação

Em 2017, o tema da redação do Enem foi Desafios para Formação Educacional de SurdosSó 53 candidatos tiveram nota máxima nessa prova, enquanto 309.157 tiveram nota zero (veja quadro abaixo). Os principais motivos foram fuga ao tema (5,01%), prova em branco (0,80%), texto insuficiente (0,33%), parte desconectada (0,17%), não atendimento ao tipo textual (0,11%) e cópia do texto motivador (0,09%).

Curso Enem

O GUIA DO ESTUDANTE lançou uma plataforma online com videoaulas, textos e exercícios para te ajudar a mandar bem no Enem e em outros vestibulares! Conheça clicando aqui.


Segundo o Inep, acatando decisão do Supremo Tribunal Federal, a banca de correção não atribuiu nota zero às redações que violaram os Direitos Humanos, como previa o Edital do Enem 2017.

Média dos participantes na redação do Enem 2017

Número de participantes com nota zero: 309.157
Número de participantes com nota mil: 53
Média Geral: 558,0
Média Concluintes: 560,6
Média Egressos: 556,9
Média Treineiros: 570,6
Média Participantes Privados de Liberdade: 423,0

A versão digitalizada é publicada com fins pedagógicos. No portal do exame, é possível verificar as justificativas da nota atribuídas pelos corretores em cada competência avaliada.

Como é feita a correção

Os corretores avaliam cinco competências, cada uma valendo 200 pontos. O detalhamento dos critérios pode ser encontrado na Cartilha de Participante – Redação no Enem 2017.

Continua após a publicidade

Competência 1
Norma culta: Avalia a obediência do candidato à norma-padrão da língua escrita.

Competência 2
Capacidade de leitura: Envolve a compreensão da proposta, a aplicação do conhecimento de várias áreas (aqui, entra a avaliação do repertório) e desenvolvimento do tipo de texto pedido – no caso, a dissertação. Nessa competência, é importante entender que um ponto chave da redação é não fugir do tema – para não correr riscos, leia com atenção (e mais de uma vez) a proposta e a coletânea.

Competência 3
Tese e argumentação: Avalia a capacidade de selecionar, relacionar e organizar fatos e opiniões em defesa do argumento.

Competência 4
Coesão: Avalia a articulação e os nexos que se estabelecem entre os elementos do texto. É, basicamente, a utilização de elementos e mecanismos de linguagem que possibilitem a argumentação.

Competência 5
Proposta de intervenção social: Avalia se o candidato conseguiu propor, de maneira objetiva, clara e detalhada a proposta de solução para o problema abordado, e se é plausível e faz sentido em relação ao tema. O aluno ainda deve se lembrar de manter o respeito aos direitos humanos. Repare que a proposta de intervenção é um dos itens mais importantes, pois há uma grade de avaliação somente para ela.

 

Continua após a publicidade
Publicidade