Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Enem: pedidos de revisão das notas continuam sem resposta

Sem o retorno do MEC e do Inep sobre as alegações de erros na correção do exame, o período de inscrições do Sisu começou normalmente nesta terça-feira (15)

Por Juliana Morales
Atualizado em 15 fev 2022, 10h53 - Publicado em 15 fev 2022, 10h52

Desde a divulgação antecipada do resultado do Enem 2021, na última quarta-feira (9), relatos sobre possíveis incoerências na correção do exame surgiram nas redes sociais. Candidatos alegam que receberam notas discrepantes do desempenho na prova, especialmente de redação, e pedem que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) faça uma revisão. Apesar dos apelos, os estudantes não receberam um retorno do instituto ou do Ministério da Educação antes das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que começam nesta terça (15).

+ Enem: confira todas as questões anuladas desde 2009

Nos relatos acompanhados pela hashtag #REVISAINEP, estudantes contam que receberam notas inferiores a anos em que consideraram ter tido um desempenho pior na prova, ou que o resultado da redação foi incoerente com a performance nos estudos antes do exame. O oposto também foi relatado: outros candidatos alegam que tiveram notas muito altas e que não condizem com seus desempenhos.

Os estudantes se movimentaram para que a mensagem chegasse no Inep e alguma medida fosse tomada antes do início das inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa que seleciona estudantes para universidades públicas de todo o país a partir da nota do exame. Alguns candidatos chegaram a enviar mensagens sobre o assunto para ministro da Educação, Milton Ribeiro, mas foram bloqueados no Twitter pelo chefe da pasta.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) também entrou em contato com a Comissão de Educação para solicitar a presença urgente do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Inep, Danilo Dupas, em uma audiência para prestar esclarecimentos. A entidade não obteve nenhum retorno. Alguns parlamentares, como a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e o deputado Felipe Rigoni (PSL-ES), também tentaram, sem sucesso, cobrar explicações sobre a correção do exame.

Continua após a publicidade

Confira alguns relatos dos estudantes nas redes sociais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O GUIA DO ESTUDANTE também entrou em contato com o MEC e o Inep, mas não recebeu nenhuma resposta até a publicação desta reportagem. Caso haja um retorno, o texto será atualizado.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Publicidade
Enem: pedidos de revisão das notas continuam sem resposta
Enem
Enem: pedidos de revisão das notas continuam sem resposta
Sem o retorno do MEC e do Inep sobre as alegações de erros na correção do exame, o período de inscrições do Sisu começou normalmente nesta terça-feira (15)

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.