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Escolas apresentam queda nas notas de linguagens e redação no Enem 2012

Instituições federais foram a exceção, mas crescimento foi de apenas um ponto

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h29 - Publicado em 27 nov 2013, 14h22

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), todas as redes de ensino apresentaram diminuição na média em linguagens e códigos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Além desta queda, outro desempenho negativo foi observado nas notas de redação. Com exceção das federais, todas as outras escolas tiveram médias inferiores em comparação a 2011.

– MEC divulga média de notas do Enem 2012 por escola

O MEC divulgou o desempenho geral e também as médias por competência avaliada no exame de cada escola em que mais de 50% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio fizeram o Enem. É possível fazer a consulta individual no site do Inep e selecionar a instituição desejada por estado e município.

Entre as competências, as escolas (de todas as redes de ensino) apresentaram queda nas médias somente de linguagens e códigos, sendo o resultado variado em relação às demais áreas. Confira abaixo a variação de pontos conforme o tipo de instituição:

Tipo de instituição Nota em 2011 Nota em 2012 Variação
Federal 581 545 -36 pontos
Privada 577 544 -33 pontos
Estadual 502 480 -22 pontos
Municipal 527 513 -14 pontos

Queda no desempenho em redação

Na redação, as federais foram as únicas em que a média subiu, de 612 para 613. As particulares tiveram redução de dez pontos na média, que passou de 612 para 602. As estaduais caíram de 507 para 491. E as municipais, de 544 para 533.

Problemas de leitura e escrita

O consultor jurídico da Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos (Confenapa), Luis Claudio Megiorin, ouvido pela Agência Brasil, aponta que esse resultado negativo está relacionado à falta leitura e escrita. “Nossos alunos não estão sendo estimulados na leitura. Isso ajudaria não apenas na redação, mas na interpretação das demais questões”, diz. Segundo ele, os pais devem buscar o desempenho das escolas e cobrar melhoria nesses quesitos.

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A diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, alerta que as médias das escolas no Enem não são suficientes para avaliar a qualidade do centro de ensino. De acordo com a diretora, o Enem examina parte da aprendizagem, no entanto, outros indicadores podem oferecer um panorama mais completo da instituição. “O número divulgado é uma média. A dispersão pode ser enorme. O fato de a escola ter uma certa nota, não significa que o seu filho vá ter essa nota, ele pode estar acima ou abaixo”, argumenta.

Mapa de Itens

O MEC também divulgou uma ferramenta de consulta para a escola e para os candidatos, que pode ser acessada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A escola pode acessar um mapa de notas dos alunos e os candidatos podem ter acesso ao desempenho individual no exame.

– Confira o Mapa de Itens do Enem

Enem 2013

Os dados recém divulgados pelo MEC se referem à edição de 2012 do Enem. Os estudantes que fizeram o exame em 2013 terão acesso ao boletim individual na primeira semana de janeiro de 2014, segundo previsão do governo. A data de divulgação dos resultados por escola da última edição da prova ainda não foi informada.

*Com informações da Agência Brasil

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