Gabaritos oficiais do Enem 2017 já estão disponíveis
Prova foi aplicada nos dias 5 e 12 de novembro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (14), os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. A prova foi aplicada nos dias 5 e 12 de novembro.
O boletim de desempenho, com o cálculo da nota TRI, será disponibilizado em 19 de janeiro de 2018 – mas os candidatos podem usar o simulador TRI do Guia do Estudante em parceria com a Evolucional.
Gabaritos
1º dia
- Prova amarela
- Prova branca
- Prova rosa
- Prova azul
- Prova laranja (Braile e ledor)
- Prova verde (Libras)
2º dia
Cadernos de prova
1º dia
- Prova azul (ampliada)
- Prova azul (superampliada)
- Prova azul
- Prova amarela
- Prova branca
- Prova rosa
- Prova laranja (braile e ledor)
- Prova verde (libras)
2º dia
- Prova amarela (ampliada)
- Prova amarela (superampliada)
- Prova amarela
- Prova cinza
- Prova azul
- Prova rosa
- Prova laranja (braile e ledor)
- Prova verde (libras)
A prova
No primeiro domingo, 5 de novembro, os candidatos responderam a 45 questões de ciências humanas, 45 de linguagens e códigos e a prova de redação. Hoje, foi a vez da prova de ciências da natureza e matemática.
A prova teve 30% de abstenção no primeiro dia e 32% no segundo. Esse é o maior índice de abstenção desde 2009, quando foram registradas 37,7% de ausência. No total, 580 pessoas foram eliminadas no segundo dia, sendo que 578 foram por descumprimento das regras gerais do edital e duas por recusa da coleta do dado biométrico. No primeiro dia, foram 273 eliminações, somando 853 no total. Em 2016, o exame teve 3.942 eliminações ao final do primeiro dia e 4.780 no segundo.
Segunda aplicação
Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fará a segunda aplicação anual do Enem 2017 para alunos que foram prejudicados na primeira aplicação e para as pessoas privadas de liberdade (PPL). De acordo com o instituto, um total de 3.581 alunos vão refazer as provas em dezembro por problemas na aplicação regular, como por exemplo em locais de prova em que houve corte no abastecimento de energia.