Assine com até 65% de desconto

Horário de verão começa no primeiro dia do Enem

MEC deve oficializar até esta quinta-feira um pedido para que o governo altere a data do início do horário de verão

Por Da redação Atualizado em 27 set 2018, 11h09 - Publicado em 27 set 2018, 11h03

O Ministério da Educação (MEC) solicitou ao presidente Michel Temer que o início do horário de verão seja adiado por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O pedido foi feito no começo deste mês, mas deve ser formalizado até esta quinta-feira (27).

Como a data coincide com o primeiro dia de provas do Enem, há uma preocupação de que a mudança nos relógios possa confundir os candidatos. Devem aderir ao horário de verão os municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Se não houver modificação, o horário de verão começará à meia-noite do dia 4 de novembro e terminará em 16 de fevereiro de 2019. Normalmente o programa tem início em outubro, mas foi postergado para não coincidir com a data das eleições. 

Calendário do Enem

O Enem acontecerá em dois domingos seguidos: 4 e 11 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; já no segundo será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração, 30 minutos a mais do que no ano passado.

  • Abertura dos portões: 12h;
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início das provas: 13h30;
  • Encerramento das provas: 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia).
Confirmação do local de prova 13 de outubro
Provas 4 e 11 de novembro
Gabarito oficial 14 de novembro
Divulgação dos resultados 17 de janeiro de 2019
  • Continua após a publicidade
    Publicidade