logo-ge

Inep divulga gabaritos e cadernos de prova do Encceja

Divulgação dos resultados individuais ainda não tem data

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, nesta sexta-feira (1º), os gabaritos e cadernos de prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o exame para obtenção do certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio pelas pessoas que não concluíram os estudos na idade certa.

A divulgação dos resultados individuais ainda não tem data firmada.

Prova

Dos 1.575.561 inscritos no Encceja, 481.887 (40,3%) compareceram às provas no período matutino, e 534.447 (43,1%) no período vespertino. De acordo com o Inep, a abstenção, superior a 50%, é similar às edições de 2010, 2013 e 2014, quando o exame certificou apenas o ensino fundamental. Segundo o instituto, essa alta taxa pode estar relacionada ao fato de o Encceja ser tradicionalmente um exame gratuito.

O Encceja foi realizado em dois turnos, no dia 19 de novembro. Pela manhã, os portões abriram às 8h e fecharam às 8h45 e as provas foram realizadas das 9h às 13h. No turno vespertino, a abertura dos portões foi às 14h30, com fechamento às 15h15 e prova das 15h30 às 20h30.

As provas objetivas tiveram 30 questões de múltipla escolha cada, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também fizeram uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.

O Encceja

A partir deste ano, a certificação de conclusão do ensino médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos usavam o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio.

No dia 12 de novembro, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou que os alunos que fizerem a prova do Encceja deste ano e obtiverem nota mínima terão gratuidade garantida na inscrição do Enem no ano que vem.