Inep divulga perfil dos candidatos do Enem 2019
Assim como nos anos anteriores, a maioria é mulher e se autodeclara parda
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem o levantamento do perfil dos candidatos do Enem 2019, feito a partir dos dados das inscrições. Assim como nos anos anteriores, a maioria dos candidatos é mulher e representam 59,5% do total de inscritos. Os dados também mostraram que 46,4% se autodeclaram pardos, seguido de 36% brancos, 12,7% pretos, 2,3% amarelos e 0,6% indígenas.
Embora o exame seja voltado principalmente a quem está concluindo o Ensino Médio, o Inep também chamou a atenção para o percentual de pessoas com mais de 30 anos que farão a prova: eles representam 11,6% do total. Além disso, há também aqueles na faixa etária menor do que a esperada, os treineiros. Eles equivalem a 12,1% dos inscritos e geralmente fazem a prova para testar os conhecimentos e começar a treinar para os anos seguintes.
O estado com maior número de inscritos foi São Paulo, seguido por Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
Isenções
Em comparação ao ano passado, o número de pessoas contempladas com a isenção da taxa da prova (de R$ 85) foi menor, apesar de ainda representar mais da metade do total de inscritos (58,5%). Em 2018, 63,9% dos mais de 5,5 milhões de inscritos não pagaram. No entanto, é importante lembrar que tanto o número de inscritos quanto de pedidos de taxas de isenção caíram nesta edição.
Enem 2019
As inscrições para o Enem estiveram abertas entre os dias 6 e 17/5 e, ao todo, 6.384.957 pessoas de todo o Brasil se inscreveram — o menor número desde 2011. Em 2014, o exame chegou a contar com 9,4 milhões de inscritos.
Assim como no ano anterior, a prova ocorrerá em dois domingos. No primeiro, 3/11, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Neste dia, os portões serão fechados às 13h e a prova vai até as 19h.
No segundo dia, 10/11, os candidatos responderão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Na entrada, os portões fecham no mesmo horário, mas a prova vai até as 18h30.
Desde que foi criado pelo MEC em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio, o Enem é usado como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. A partir das alterações implementadas em 2009, o Enem passou a substituir o vestibular das universidades federais e de outras instituições de ensino públicas e particulares, além de escolas de ensino técnico.
Alguns programas em que as notas do Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga na universidade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para quem quer receber um empréstimo, o programa parceiro é o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).
Outras informações podem ser encontradas no edital do Enem 2019.
Tema de redação da Unesp 2026 aborda epidemia da solidão
Gabarito extraoficial 2º dia do Enem 2025 no Pará: veja como acessar
Quando cai o pagamento de mil reais do Pé-de-Meia? E o bônus para quem fez Enem?
Qual é o feminino de jacaré?
Saiba como acompanhar o gabarito extraoficial da 2ª fase da Unesp 2026





