Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Inscrições do Sisu 2018 estão abertas

Candidatos podem escolher até duas opções de curso

Por da redação Atualizado em 23 jan 2018, 00h01 - Publicado em 23 jan 2018, 00h00
Geber86/iStock

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2018 já estão abertas! Os interessados podem se inscrever até esta sexta-feira (26).

O Sisu é uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas (federais e estaduais) de ensino superior usando a nota do Enem. Estão disponíveis 239.601 vagas em 130 instituições.

Inscreva-se no Sisu

Para se inscrever, é obrigatório ter feito o Enem 2017, com nota na redação diferente de zero. Não podem participar treineiros (participantes do Enem menores de 18 anos no primeiro dia de realização da prova). A nota do Enem 2017 é a única fase do processo seletivo de todas as universidades participantes.

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso. Para fazer o login no sistema é necessário o número de inscrição do Enem 2017 e a senha mais atual cadastrada no site. Todo o processo é gratuito.

É possível alterar as opções de curso enquanto o sistema estiver aberto, até as 23h59 do dia 26 de janeiro. Será considerada válida apenas a última inscrição realizada. No final do prazo, o Sisu selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem.

Continua após a publicidade

Haverá uma única chamada de aprovados, no dia 29 de janeiro. Caso o candidato não seja selecionado, ou tenha sido chamado apenas para a segunda opção de curso, ainda poderá se inscrever na lista de espera, entre 29 de janeiro e 7 de fevereiro.

Nota mínima 

Algumas instituições adotam uma nota mínima para a inscrição em determinado curso. Ao pleitear uma vaga, o aluno é informado se sua nota obtida é suficiente para concorrer. Certas instituições também adotam pesos diferenciados para as provas do Enem, valorizando mais certas áreas do conhecimento. Essas informações estarão disponíveis no momento da inscrição e o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Além disso, a nota de corte para cada curso é calculada uma vez por dia, sempre de madrugada, durante o período de inscrição. O cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos inscritos. As notas de corte serão disponibilizadas nas manhãs dos dias 24, 25 e 26. Assim, o candidato pode acompanhar se sua pontuação é ou não suficiente para ingressar no curso pretendido. Se não for, poderá mudar sua escolha até o encerramento das inscrições.

Calendário Sisu 1º/2018
23/1 a 26/1
Período de inscrições
29/1 Resultado da 1ª chamada
29/1 a 7/2
Prazo para participar da lista de espera
A partir de 9/2
Convocação da lista de espera

Dicas para escolher seu curso no Sisu

Conheça os cursos 5 estrelas do Sisu 2018

Como funciona o Sisu

Continua após a publicidade

Publicidade