Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Matrículas do Sisu começam nesta sexta-feira (3)

Prazo vai até dia 8 de fevereiro; candidatos não chamados têm até o dia 10 para ingressar na lista de espera

Por redação Atualizado em 7 fev 2017, 14h57 - Publicado em 3 fev 2017, 07h14

A partir desta sexta-feira (3), os selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2017 poderão fazer matrícula nas instituições em que foram selecionados. O prazo vai até o dia 7 de fevereiro, mas, a critério de algumas instituições, pode ser estendido até o dia 8.

O Sisu oferece 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. Esta edição teve 2.498.261 inscritos e 4.880.047 inscrições, já que os candidatos podiam selecionar até duas opções de curso. Para concorrer, era necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não são aceitas. 

Lista de espera

Os que não forem selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da lista de espera até o dia 10 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse. 

A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas será feita pela instituição a partir do dia 16 de fevereiro. Assim, é importante que o interessado acompanhe junto à instituição na qual está participando da lista de espera as convocações para matrícula.

Continua após a publicidade

Informações importantes:

Candidato selecionado em 1ª opção:

O candidato que for selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que os candidatos fiquem atentos aos prazos: se for selecionado em primeira opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.

Candidato selecionado em 2ª opção:

O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.

Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

Continua após a publicidade

Publicidade