Clique e assine GE Play por R$16,90

MEC afirma que tema do Enem 2016 não é o mesmo de prova falsa

Especulação surgiu após usuários compartilharem imagem publicada pelo MEC em 2015 de prova falsa em que está destacado o tema “Intolerância religiosa”

Por redação - Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 7 nov 2016, 17h11

O Ministério da Educação (MEC) publicou nota oficial, na tarde desta segunda-feira (7), negando que o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano seja igual ao de prova falsa do ano passado.

A especulação surgiu após usuários compartilharem imagem publicada nas redes sociais do MEC, em 2015, de prova falsa em que está destacado o tema da redação “Intolerância religiosa no século XXI”, com gráfico similar ao da coletânea deste ano. O tema da prova deste domingo (6) foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Na nota, o MEC considerou as especulações uma tentativa de “tumultuar” o exame e nega que o tema seja o mesmo, afirmando que se trata de uma coincidência que não afeta a prova, por não ser um vazamento.

“É importante ressaltar que todos os anos são veiculadas em diversas redes sociais provas de redação falsas com os mais variados temas de relevância social, que muitas vezes mantém uma relação com o que pode ser proposto em redações do Enem”, diz a nota.

Acesse aqui o comunicado na íntegra.

Continua após a publicidade
Publicidade