Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

MEC cancela edição de abril do Enem

Exame será aplicado apenas em 3 e 4 de novembro

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h56 - Publicado em 23 jan 2012, 10h04

O Ministério da Educação (MEC) decidiu cancelar a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que seria realizada em 28 e 29 de abril deste ano. Com a decisão, o exame volta a ter apenas uma edição, que será aplicada em 3 e 4 de novembro.

O MEC solicitou um levantamento à Modulo Security, empresa que faz a gestão de risco do Enem, que concluiu que as duas edições de 2012 seriam inviáveis para a estrutura logística do exame. A conclusão foi tirada depois de consulta às entidades envolvidas na organização da prova: o consórcio Cespe-Cesganrio, os Correios e a gráfica responsável pela impressão das provas. Com isso, o governo divulgou em nota o cancelamento da edição do exame no primeiro semestre.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, já tinha indicado a possibilidade de não haver o exame em abril. Desde 2009, quando se iniciou o projeto de substituir os vestibulares tradicionais das instituições federais pelo Enem, o MEC sinaliza a intenção de o exame ser aplicados duas vezes ao ano para dar mais chances aos estudantes.

Depois da decisão do Ministério Público que determina a disponibilização de uma cópia da correção da redação para todos participantes do Enem 2011, o ministro também havia afirmado que a exigência de envio das vistas das provas poderia prejudicar a aplicação do exame em duas edições.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade