Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

MEC confirma a eliminação de 21 participantes do Enem 2013

Candidatos postaram fotos de dentro da prova em redes sociais

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h46 - Publicado em 26 out 2013, 15h09

O Ministério da Educação (MEC) publicou, em seu twitter oficial, que até às 15h deste sábado (26), 21 candidatos do Enem 2013 tinham sido desclassificados da prova por publicarem fotos de dentro do exame em redes sociais. De acordo com a assessoria do exame, até ss 18h, um novo balance oficial deve ser divulgado com informações sobre o total de desclassificados e mais números do Enem.

– Candidatos publicam fotos e comentam prova do Enem 2013 em redes sociais

– Candidatos contam o que fizeram para relaxar um dia antes do Enem 2013

Foto retirada de rede social de candidata mostra a prova do Enem 2013

Desde o começo da prova, uma equipe do MEC monitora as redes sociais para evitar qualquer tipo de vazamento do exame, como ocorreu em 2012, quando 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens da prova em redes sociais. Apesar dos avisos do MEC, e do próprio ministro da Educação, Aloísio Mercadante, sobre a proibição de postagens sobre a prova, muitos estudantes preferiram testar a segurança do exame e postaram fotos nas redes sociais.

Um dos usuários da rede social Instagram postou a foto do cartão de resposta com a legenda: “#partiu #enem”. Abaixo, outro usuário comentou: “Eliminado #enem”. Outro usuário publicou uma foto semelhante com a legenda: “#enem” e recebeu o comentário: “Esquenta não, ano que vem tem de novo”.

Continua após a publicidade

Candidata posta em sua conta no Instagram foto da prova do Enem 2013

O uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico durante a prova do Enem é terminantemente proibido e pode acarretar a desclassificação do candidato da prova. Além do celular, não é permitido o uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos.

Neste sábado, mais de 7,1 milhões farão o exame em 1.161 cidades. A prova começou a ser aplicada às 13h, horário de Brasília. Os candidatos terão quatro horas e trinta minutos para fazer o exame. Serão 90 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia).

Os gabaritos das provas serão divulgados até 30 de outubro, no site do Inep.

Ao final de cada dia do Enem 2013, o GUIA DO ESTUDANTE, em parceria com o cursinho Oficina do Estudante, realizará a correção comentada da prova.

LEIA MAIS

– Notícias sobre o Enem

Continua após a publicidade
Publicidade