Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Mesmo proibido de ser divulgado, resultado do Sisu ficou disponível

MEC reconhece que dados ficaram visíveis por alguns minutos nesta terça-feira (28)

Por Juliana Morales Atualizado em 28 jan 2020, 17h15 - Publicado em 28 jan 2020, 15h58

Candidatos relataram nesta terça-feira (28) nas redes sociais terem visto a lista com os resultados dos selecionados do Sisu 2020. De acordo com os depoimentos, a lista vazou pela manhã e ficou disponível por alguns minutos. O Ministério da Educação confirmou que aconteceu a publicação no site do sistema, mas afirmou que a divulgação do resultado final continua suspensa.

“O Ministério da Educação informa que as listas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 visualizadas, por alguns minutos, na manhã desta terça-feira (28), não representam o resultado oficial. Em razão de decisão judicial, a divulgação do resultado final continua suspensa”, admitiu em nota ao G1.

  • A liminar

    Na última sexta-feira (24), a Justiça Federal divulgou uma liminar que determinava a suspensão do processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim que as inscrições fossem encerradas, no domingo (26). A decisão provisória foi obtida em ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU) e é de responsabilidade da 8ª Vara Cível Federal de São Paulo. Ela determina que o governo comprove que o erro na correção das provas do Enem 2019 foi totalmente solucionado. 

    Em um despacho contra os organizadores do Enem, a desembargadora federal Therezinha Cazerta, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, pediu transparência no exame. Ela escreveu que “o Poder Judiciário não é esteio para a solução dos problemas administrativos que o Poder Executivo enfrenta, mas garantidor de direitos, que exerce sua atribuição quando protege os indivíduos do arbítrio do Estado”.

  • No último domingo (26), a desembargadora Therezinha Cazerta rejeitou pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar a decisão. Assim a suspensão da divulgação do resultado do Sisu continua válida até o momento.

    Continua após a publicidade
    Publicidade