Assine com até 65% de desconto

Inscrições do Prouni 2020/1 também estão suspensas

MEC vai aguardar decisão da Justiça sobre Sisu para abrir as inscrições do Prouni

Por Juliana Morales Atualizado em 28 jan 2020, 21h00 - Publicado em 28 jan 2020, 00h02

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2020, que começariam nesta terça-feira (28), foram suspensas, após problemas com as notas do Enem. Os estudantes podem apenas fazer a consulta às bolsas no site do programa, com base em três critérios: o curso, a instituição ou o município desejado. Ainda não há uma nova data para inscrições.

  • A suspensão das inscrições do Prouni está ligada à divulgação dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada cancelada na última sexta-feira (24). Já que o resultado do Sisu é condição prévia para o início das inscrições do Prouni, evitando que um estudante concorresse às bolsas e, depois, descobrisse que conseguiu vaga numa instituição pública.

     

  • O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) ou de 50% a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Um dos critérios de avaliação do programa é o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato precisa ter obtido nota maior que zero na redação e a média aritmética das provas deve ser superior a 450 pontos.

    O outro critério é que o candidato tenha estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas, ou em escolas privadas com bolsa integral. A exceção é para pessoas portadoras de deficiência ou professores da rede pública de ensino em exercício. Concorre às bolsas integrais quem comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, e às bolsas de 50% que comprovar até três salários.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade