Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

MEC quer ouvir opinião da sociedade para melhorar o Enem

Questionário online ficará disponível até 17 de março

Por da redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h38 - Publicado em 4 mar 2015, 12h45

Está disponível, pela internet, um questionário do Ministério da Educação (MEC) para ouvir a opinião das pessoas sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A consulta pública tem o objetivo de receber sugestões da sociedade para aprimorar a aplicação da prova e o próprio formato do exame. O ministro da Educação, Cid Gomes, estuda a possibilidade de que o Enem seja realizado por meio de uma plataforma digital. O questionário estará disponível até 17 de março.

 – Dê a sua opinião sobre o Enem

As pessoas têm a chance de dizerem o que pensam sobre a prova por meio de três questões, que são abertas. A participação dos estudantes que já fizeram o exame é essencial para apontar falhas e sugerir ideias que possam melhorar o Enem. Confira o questionário:

1) Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias)?

2) Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?

Continua após a publicidade

3) Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?

Ainda há a opção de anexar documentos à página.

O Enem é usado para acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies) e Ciência sem Fronteiras. De acordo com o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, a sociedade deve participar do desenvolvimento do exame. “O Enem envolve alunos, famílias, sociedade e escolas. É um processo que vem se aprimorando nos últimos anos”, disse.

A consulta pública faz parte da promessa de posse do ministro Cid Gomes de aproximar as pessoas das ações do ministério da Educação. A ideia de ouvir a sociedade sobre o Enem foi inspirada na campanha Diretor Principal, realizada pelo MEC, que recebeu mais de 45 mil contribuições para melhorar o trabalho dos diretores nas escolas.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Continua após a publicidade
Publicidade