PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Ordem das provas no Enem 2017 será alterada

Prova passará a ser aplicada em dois domingos seguidos, 5 e 12 de novembro; prova de Redação passa a ser realizada no primeiro dia

Por redação
Atualizado em 9 mar 2017, 12h24 - Publicado em 9 mar 2017, 12h10
Candidata verifica cartão de inscrição, antes da abertura dos portões para o primeiro dia das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em São Paulo (SP) - 05/11/2016  (Bruno Menezes/VEJA.com)
Continua após publicidade

Em coletiva de imprensa concedida nesta quinta-feira (9), o ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, anunciaram uma série de mudanças que serão aplicadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir deste ano. Entre elas, algumas são oriundas da consulta pública sobre o exame realizada entre janeiro e fevereiro.

O exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos (em 2017, as provas serão em 5 e 12 de novembro). Além disso, a ordem das provas será alterada: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

As inscrições ocorrerão entre os dias 8 e 19 de maio. Segundo a presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, a “esmagadora maioria” dos participantes preferiram manter o exame presencial, em papel, ao invés da opção de alterá-lo para ser feito em computador.

Outras mudanças

O exame não servirá mais para certificar o ensino médio, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os cadernos de prova passarão a ser personalizados, com nome e número de inscrição escritos na capa. O benefício da isenção de taxa será concedido também aos cadastrados no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Caso um estudante isento da taxa não compareça ao exame, só poderá utilizar o benefício no ano seguinte caso comprove a ausência por meio de documento oficial ou atestado médico.

Consulta pública

A consulta pública consistia de três perguntas sobre a aplicação do Enem: se deve manter o formato atual de dois dias, ou reduzir a prova para 100 questões e uma redação e aplicá-lo em apenas um dia; caso mantenha em dois dias, se deve continuar sendo aplicado no fim de semana ou passar para domingo e segunda, ou fazer em dois domingos consecutivos; e se deve ser aplicado via internet, em substituição à prova física. O formulário também permitia o envio de um texto de até 300 caracteres com alguma sugestão de melhoria do exame.

Publicidade

Ordem das provas no Enem 2017 será alterada
Enem
Ordem das provas no Enem 2017 será alterada
Prova passará a ser aplicada em dois domingos seguidos, 5 e 12 de novembro; prova de Redação passa a ser realizada no primeiro dia

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

BLACK
FRIDAY
Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.