Outras duas questões do Enem 2025 podem ter vazado antes da prova; veja quais são
Edcley Teixeira teria divulgado os itens em um grupo de WhatsApp com alunos de seu curso. Inep ainda não se pronunciou sobre anulação
Edcley de Souza Teixeira é um nome que ficou conhecido pelo país por ter supostamente vazado questões antes do Enem 2025. Nas redes sociais, usuários apontaram grandes semelhanças entre a prova aplicada nos dias 9 e 16 de novembro e enunciados apresentados em uma live no YouTube, dias antes, pelo mentor de vestibulandos. Em entrevista concedida ao Fantástico nesse domingo (23), o homem assumiu que memorizava as questões a partir de um pré-teste realizado do exame, e que chegou a pagar outras pessoas para decorar os enunciados e alternativas.
Três itens já foram anulados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na última terça-feira (18), entretanto, outras duas questões parecidas com as que caíram no exame tiveram suas respostas compartilhadas em um grupo no WhatsApp em março, cerca de oito meses antes da aplicação oficial. Em nota ao GUIA DO ESTUDANTE, o Inep afirmou que estes novos itens denunciados não serão anulados.
“A avaliação técnica é a de que a eventual memorização parcial e aleatória entre as milhares de questões pré-testadas para o Enem nos últimos anos não compromete a integridade do exame”, diz a nota.
+ O que disse Edcley Teixeira na primeira entrevista sobre questões “antecipadas” do Enem 2025
Confira as questões
As duas perguntas fazem parte do caderno de Matemática do Enem 2025 e seguem no gabarito oficial do exame, sem anulações. São elas:
- Solução com concentração de 99,90% (137 da prova amarela, 140 da prova azul, 144 da prova cinza e 148 da prova verde);
- Probabilidade/lançamento de dados (169 da prova amarela, 178 da prova azul, 176 da prova cinza e 172 da prova verde).
De acordo com usuários d0 X (antigo Twitter), questões praticamente idênticas circularam no grupo de WhatsApp do curso online oferecido por Edcley, que indicou as respostas corretas. Em uma das mensagens, o mentor afirma que não era preciso “nem ler” a pergunta, bastava que os alunos marcassem a alternativa apontada por ele.
Após a prova, Edcley teria comemorado as “previsões” com seus alunos.
O portal G1 também teve acesso a prints enviados por estudantes que faziam parte destes grupos.
Entenda o caso
As denúncias começaram na noite de 17 de novembro, após aplicação do segundo dia do Enem 2025. Nas redes sociais, estudantes resgataram trechos de uma live feita por Edcley dias antes. O estudante de Medicina indicava quais eram suas apostas para as provas de Ciências da Natureza e Matemática. O que surpreendeu é que perguntas de fato muito similares foram cobradas no exame.
Após a polêmica, o Inep cancelou três questões do Enem: 123 (fotossíntese), 132 (grito) e 174 (parcelamento de R$ 60 mil), da prova de Matemática e Ciências da Natureza – considerando a numeração da prova azul.
Nas outras provas as questões eram, de acordo com as respectivas temáticas, os números:
- 115, 118 e 172, na prova cinza;
- 121, 115 e 178, na prova amarela;
- 132, 135 e 168, na prova verde.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Confira o calendário do Pé-de-Meia em novembro
Relembre as notas de corte do Enem-USP 2025
Fuvest anula questão de Matemática da primeira fase; saiba o que acontece com a nota
O que é o Dia de Ação de Graças e por que não comemoramos no Brasil?
Como tirar o título de eleitor online, passo a passo





