Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Precisa comprovar que prestou o Enem 2019? Veja o que fazer

A declaração de comparecimento é importante para quem precisará faltar ao trabalho ou outros compromissos

Por Taís Ilhéu 24 out 2019, 13h43

Se você precisará faltar no trabalho ou em algum outro compromisso importante no dia do Enem, fique atento: levar a declaração de comparecimento no dia da prova é responsabilidade do candidato! Segundo o Inep, o documento deve ser levado impresso nos dias de aplicação das provas, quando será entregue ao aplicador. 

Cada dia de prova tem uma declaração específica, sendo que a do primeiro dia (3/11) já está disponível virtualmente na página do participante. Para acessar com seu login, o candidato pode entrar no site do Enem ou no aplicativo Enem 2019, disponível para Android ou IOS. Segundo o Inep, até a manhã desta quarta (23) mais de 530 mil inscritos já haviam acessado o documento. A declaração do segundo dia estará disponível a partir de 4/11.

O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro, destacou ainda que o documento é intransferível. “O estudante deve levar a declaração já impressa no dia da prova. O documento é personalizado e somente ele [candidato] consegue emitir o seu”. 

Cartão de confirmação

Além da declaração do primeiro dia, já está disponível, desde o último dia 16, o cartão de confirmação com local de prova e dados dos candidatos. Embora seja recomendável que o candidato acesse com antecedência o cartão, para confirmar, entre outras coisas, o tempo de trajeto até o local no dia do exame, não é obrigatório levá-lo impresso nos dias 3 e 10. 

Continua após a publicidade

Publicidade