Primeira prova do Enem ocorre neste domingo (5); veja o que fazer
O GUIA preparou algumas dicas e orientações para a véspera e o dia da prova
Por redação
Atualizado em 4 nov 2017, 09h05 - Publicado em 4 nov 2017, 09h05
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (5) para 6,7 milhões de inscritos. O exame trará 45 questões de ciências humanas, 45 de linguagens e códigos e a prova de redação. Os portões serão abertos às 12h, fechando às 13h, com início de prova marcado para as 13h30 (horário de Brasília) e duração de 5 horas e 30 minutos.
Para ajudá-lo a ficar mais tranquilo, o GUIA DO ESTUDANTE preparou algumas dicas e orientações para a véspera e o dia da prova. Confira abaixo nosso roteiro!
Uma pergunta muito frequente dos estudantes é “devo estudar na véspera da prova?”. A resposta: não! O professor Alexandre Linares, do Cursinho Maximize, recomenda que você reserve o dia anterior ao início da prova para descansar. “Isso vale também para os alunos que trabalham. Se possível, negocie a antecipação de um dia de folga na sexta-feira. O importante é não trabalhar ou estudar na sexta-feira”, diz. “A prova é muito estressante e o estudante deve tirar um dia ou dois para descansar profundamente.”
Por isso,nem pensar em dar aquela última revisadaou reler aquele resumo mais uma vez. Lembre-se de que dificilmente você conseguirá aprender alguma coisa nova faltando tão pouco tempo para a prova. Mais necessário do que tentar correr para decorar algum ponto que ficou faltando é preparar-se emocionalmente para o desafio do dia seguinte – que envolve não apenas os seus conhecimentos, mas também a suaresistência psicológica e física. Esqueça os estudos e aproveite o seu dia: vá ao cinema, saia com os amigos, tire um tempo para assistir àquele seriado que você curte.
Alimentação
Não esqueça: alimente-se de maneira equilibrada também na véspera. Você provavelmente já sabe que é muito pouco recomendável que se faça extravagâncias no almoço dos dias do Enem, mas essa dica também deve ser seguida nos dias anteriores a ele, para que você se acostume não só com a comida mais leve (nem precisamos dizer para você passar longe da feijoada, não é?) como também com o horário da refeição, que deve ser feita mais cedo, em torno de 11h.
Caso você ainda não tenha ido visitar olocal de prova, o dia da véspera é sua última oportunidade de elaborar o caminho mais rápido, com menos trânsito e que possa ser feito com mais facilidade até a escola determinada. Conhecendo o local de prova, você pode prevenir eventuais problemas e saber exatamente de quanto tempo precisa para chegar lá, uma hora antes do exame – e, além disso, é também uma coisa a menos para se preocupar no domingo!
Continua após a publicidade
Lembre-se, também, queo Enem não tolera atrasos. Os portões fecham irrestritamente às 13h (horário de Brasília), e se você chegar um minuto depois, já não poderá entrar, sob nenhuma hipótese.
Na noite do dia anterior, faça a preparação do básico para o dia seguinte.Separe todos os documentosque você precisa levar (RG ou certificados) e também o material. Não esqueça da caneta preta em material transparente – lápis e borracha não são permitidos. Aqui, você deve repassar mais uma vez o que o cartão de confirmação do Enem aponta como obrigatório, proibido e opcional para saber exatamente o que portar na hora do exame (se você esquecer,confira no nosso dossiê do Enem, na parte “A prova”).
Além disso, pense também naroupa que vai vestir. Afinal, você não quer ir para a sala de prova de chinelos e regata se estiver fazendo o maior frio, não é? Tampouco vestir uma blusa de lã em um dia super quente. Para evitar que a roupa te atrapalhe,cheque a previsão do tempopara a sua cidade na noite anterior. Lembre-se de que a sua vestimenta deve priorizar o seu conforto, por isso procure as roupas e os sapatos que melhor te servirem, quaisquer que sejam eles.
Continua após a publicidade
Depois de toda a preparação, só resta uma coisa:dormir. Nem pensar em balada e chegar tarde em casa! Procure reservar pelo menos 8h para dormir e acordar disposto para o dia seguinte.
Além da prova em si, os momentos que você separa para comer e para descansar são muito importantes. De acordo com o professor, “o aluno deve fazer pelo menosduas paradasdurante a prova,de 5 a 10 minutos, para se alimentar, ir ao banheiro e se esticar”.
Apesar do desespero que alguns alunos possam ter com essa recomendação pensando nos minutos a menos para fazer a prova, ele alerta que essa pausa é extremamente necessária. “Ao longo do exame, a sua concentração vai diminuindo naturalmente. Se você levanta um pouco e come alguma coisa, écomo se estivesse entrando novamente para fazer a prova, impedindo que fique com sono”, explica.
Continua após a publicidade
Na finalização da prova, o professor deixa claro: éindispensável dedicar 30 minutos ao gabarito– se tiver treinado bastante o preenchimento com antecedência, pode-se reduzir a 25 ou 20 minutos. “Não existe nada pior do que errar na transcrição das questões para o gabarito. Se você pular sem querer uma questão, lá vai uma sequência inteira de alternativas erradas até se dar conta do erro”, diz. Para evitar que isso aconteça,redobre a atenção na hora de marcar as alternativas. Assinale a resposta certa antes, cheque novamente se a alternativa marcada corresponde à questão e só então preencha completamente o espaço.
Importante!
Nem sequer cogite usar o celular, tirar fotos da prova, usar o WhatsApp, tuitar ou fazer selfies durante a prova. Como diz o edital do Enem, está absolutamente proibido o uso de qualquer equipamento eletrônico durante a realização do exame, sob pena de eliminação. Se a tentação de tirar uma selfie com o caderno de prova for muito grande, espere até chegar em casa! Não vá correr o risco de perder a prova por uma besteira, ok?
Com essas orientações em mente, respire fundo. Você se preparou bastante durante o ano, e provavelmente estudou muito para chegar até aqui. Agora é torcer! Boa sorte 🙂