Quais são os 5 temas de Biologia que mais caem no Enem
Aquecimento global e o que acontece no seu corpo são alguns dos assuntos favoritos da prova

A biologia está em todos os lugares: quando respiramos, na nossa interação com os ambientes, quando comemos, quando cuidamos da nossa saúde… E no Enem essa relação não é tão diferente: a disciplina costuma aparecer associada ao cotidiano!
É isso que mostra levantamento feito pela SAS Educação, englobando as provas de 2009 a 2024, dos temas mais cobrados na matéria. Foram analisadas 536 questões de Biologia, e os cinco temas mais frequentes já representam quase 27% da prova de Ciências da Natureza.
Confira quais são e como podem nortear seus estudos nessa fase final para a prova:
- Desequilíbrio em ecossistemas – 62 questões (11,6%)
- Doenças causadas por vírus (viroses) – 23 questões (4,3%)
- DNA – material genético e funcionamento dos genes – 22 questões (4,1%)
- Ciclos biogeoquímicos – 17 questões (3,2%)
- Bioquímica/Biologia celular – 17 questões (3,2%)
Como cada tema aparece no Enem?
A campeã é Ecologia, ramo da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem. Dentro dela, o Enem dá destaque especial ao desequilíbrio em ecossistemas. Essas questões exploram o impacto da ação humana no meio ambiente: desmatamento de florestas, poluição do ar e da água, aumento do efeito estufa, e perda de biodiversidade são exemplos recorrentes.
Conceitos úteis para relembrar:
- chuva ácida;
- eutrofização;
- aquecimento global.
As viroses aparecem em segundo lugar. Esses fenômenos são estudados dentro da Microbiologia, ramo da Biologia que analisa os microrganismos e, no Enem, eles aparecem em questões ligadas à saúde pública, com foco na transmissão, prevenção e impactos sociais de doenças como dengue, zika, chikungunya, gripe, hepatite, HIV e até coronavírus nas edições mais recentes.
+ Doenças que podem cair no Enem e vestibulares
Conceitos úteis para relembrar
- Diferença entre vírus e bactérias;
- Revisar os principais ciclos de transmissão.
Já a Genética, em terceiro lugar no ranking, é o ramo que se dedica a entender a hereditariedade e a variação dos organismos, com base no material genético (DNA e RNA). No Enem, esse tema aparece em questões sobre estrutura do DNA, mutação genética e até biotecnologia, como clonagem ou transgênicos. As perguntas frequentemente apresentam esquemas de processos celulares, tabelas de herança genética ou textos científicos.
Conceitos úteis para relembrar:
- Estrutura do DNA;
- Síntese de proteínas e genética.
O quarto lugar da lista é um prato cheio para a interdisciplinaridade que o Enem tanto gosta. Isso porque os ciclos biogeoquímicos conversam também com conteúdos de química e geografia. São eles que descrevem como elementos como água, carbono, nitrogênio e fósforo circulam entre os seres vivos e o ambiente. A partir desses conhecimentos, podem surgir relações com alterações ambientais, como mudanças climáticas e poluição.
Dica útil: monte esquemas visuais para cada ciclo.
+ Um guia com tudo que você precisa saber sobre as mudanças climáticas
Por fim, empatados em quinto lugar, estão bioquímica e biologia celular, que focam no funcionamento da unidade básica de vida, as células, e nas reações que acontecem dentro delas. Assim, o estudante tem que responder, frequentemente, sobre organelas celulares (como mitocôndrias, cloroplastos e ribossomos, por exemplo) e processos metabólicos (respiração celular, fermentação, fotossíntese).
Conceitos úteis para relembrar:
- Saiba distinguir respiração aeróbica e anaeróbica,
- E relacionar energia (ATP) com metabolismo.
+ Biologia: entenda a organização das células
Na prática
Veja exemplos de questões do Enem que cobram esses temas e se prepare.
- Desequilíbrio em ecossistemas
(Enem 2020)

Gabarito: A
- Doenças causadas por vírus

Gabarito: B
- DNA: material genético

Gabarito: E
- Ciclos biogeoquímicos

Gabarito: E
- Bioquímica/Biologia celular

Gabarito: A
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.