O que mais cai em Biologia no Enem? Veja como estudar
No topo da lista estão os fundamentos da ecologia, correspondendo a 11,9% das questões

Citologia, genética, evolução, ecologia, fisiologia… Biologia tem uma grande variedade de temas que caem nos vestibulares. Para conseguir explorar os diversos conteúdos, é importante ter um cronograma bem completo e organizado. Uma outra dica bacana na hora de programar os estudos é saber quais são os conteúdos mais recorrentes naquela matéria.
Para auxiliar os alunos, o Sistema de Ensino Poliedro desenvolve todos os anos a Coletânea Enem, que traz esse tipo de informação, ajudando os estudantes a entenderem as alterações sofridas pela prova ao longo dos anos. Além disso, o material apresenta os conceitos e características fundamentais da disciplina.
Segundo levantamento do Poliedro, os fundamentos da ecologia são os assuntos mais recorrentes no Enem, correspondendo a aproximadamente 11,9% das questões de Biologia. Ecossistema também é um tópico cobrado com frequência, correspondendo a aproximadamente 8,5% dos enunciados. Em terceiro lugar, mas em um empate técnico com as anteriores, estão as questões relativas ao sistema imunitário, que representam 6,8% da prova.
Confira a relação completa dos tópicos habituais de Biologia segundo a Coletânea ENEM, do Poliedro:
- Fundamentos da Ecologia (11,9%)
- Ecossistema (8,5%)
- Sistema Imunitário (6,8%)
- Genética (6,8%)
- Bioenergética (5,1%)
- DNA e RNA (5,1%)
- Angiosperma (5,1%)
- Relações ecológicas (5%)
- Excreções (3,4%)
- Hematologia (3,4%)
- Proteínas e enzimas (3,4%)
- Membrana plasmática (3,4%)
- Crescimento populacional (3,4%)
- Bioma (3,4%)
- Transporte pela membrana (3,4%)
- Evolução (1,7%)
- Classificação dos seres vivos (1,7%)
- Protozoários (1,7%)
- Reino Vírus (1,7%)
- Plantas e ciclos reprodutivos de eucariontes (1,7%)
- Sistema digestório e vitaminas (1,7%)
- Nutrição e secreção vegetal (1,7%)
- Trocas gasosas em plantas (1,7%)
- Movimentos vegetais e fotoperiodismo (1,7%)
- Noções de bioenergética (1,7%)
- Biogênese e abiogênese (1,7%)
- Sistema nervoso (1,7%)
- Tecidos epiteliais e conjuntivos (1,3%)
* A soma das porcentagens deste gráfico não é necessariamente 100, pois os valores foram arredondados para uma casa decimal de modo a facilitar a compreensão dos dados.
Como estudar Biologia?
A Biologia é descrita por muitas palavras complexas. Uma das maiores dificuldades dos alunos é gravar todas elas. Em primeiro lugar, é preciso se familiarizar, tentar encontrar a raiz do vocábulo e associá-lo ao grupo correspondente. Vá do mais geral ao mais específico. Para isso, os resumos podem ajudar. Faça esquemas com desenhos e relacione os conjuntos. A estratégia facilita a absorção e memorização do conteúdo.
Em segundo lugar, além de prestar atenção nas aulas presenciais e anotar tudo o que o professor indicar, as videoaulas são grandes aliadas para compreender a fundo o que está sendo estudado (já conferiu as videoaulas de Biologia do Curso Passei!, parceria do GUIA com o Poliedro?). Aprofundar os tópicos é importante para obter maior domínio sobre o tema. Então, pesquise! Busque conteúdos na internet, treine novos exercícios, refaça provas antigas e, por último, tente entender, o máximo possível, cada indicação do edital do Enem.
Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.