Quais são os 5 temas de Geografia que mais caem no Enem
Muito além de mapas, a prova procura conectar aspectos geográficos a processos sociais e históricos

Você já sabe: a interdisciplinaridade é um dos pilares do Enem. A Geografia, uma disciplina que encampa desde questões ambientais, que conversam com a biologia, até processos históricos que desembocam no hoje, é um prato cheio para isso.
Assim, os temas mais cobrados na disciplina também estão interligados. Um levantamento feito pela SAS Educação, com base nas provas de 2009 a 2024, analisou 486 questões de Geografia. Cinco temas se destacam e juntos representam quase 29% da prova de Ciências Humanas.
São eles:
- Urbanização – 33 questões (6,79%)
- Agropecuária – 32 questões (6,58%)
- Desenvolvimento econômico – 24 questões (4,94%)
- Ruralidade – 23 questões (4,73%)
- Geopolítica e relações internacionais – 20 questões (4,12%)
Como cada tema aparece no Enem?
Quando trata de urbanização, a prova está falando do crescimento das cidades. Com o fenômeno, vêm os desafios da infraestrutura urbana e as desigualdades sociais, além da migração campo-cidade, formação de regiões metropolitanas, problemas de mobilidade urbana, favelização e impactos ambientais da expansão urbana.
Infelizmente, temas bem comuns para quem mora nas capitais brasileiras, não é? Assim, é comum que o Enem ligue esse tema do cotidiano com mapas de densidade populacional, fotos de centros urbanos e gráficos de crescimento demográfico.
+ Urbanização: o crescimento desenfreado das cidades e os problemas sociais
Já em segundo lugar está a agropecuária, um tema que mistura geografia física e econômica. A prova costuma pode cobrar a diferença entre agricultura de subsistência e agronegócio, o uso de tecnologias no campo, a modernização agrícola e os impactos ambientais da produção em larga escala. Também aparecem questões sobre produção de commodities, exportações agrícolas e concentração fundiária.
+ Entenda como a agropecuária afeta o meio ambiente
O desenvolvimento econômico também está no ranking. O tema surge em questões que pedem a análise de indicadores como PIB, IDH, desigualdade social e distribuição de riqueza. Essa sopa de letrinhas de indicadores econômicos deve ser conectada a aspectos históricos e sociais, mostrando diferenças regionais dentro do Brasil e comparando nosso desenvolvimento com o de outros países.
+ Entenda como é feito o cálculo do PIB
Conectado aos temas anteriores, está a ruralidade. É nesse aspecto que o Enem discute o espaço rural como social, cultural e econômico. A vida de comunidades rurais, a permanência de práticas tradicionais, o êxodo rural e os impactos das políticas agrárias já foram tópicos de questões.
+ O que é a reforma agrária, reivindicada pelo MST
E, completando o ranking, aparecem as chamadas atualidades, com a geopolítica e as relações internacionais. Nessa parte, lembre-se da formação de blocos econômicos (Mercosul, União Europeia), conflitos no Oriente Médio, disputas territoriais, acordos climáticos e a posição do Brasil no cenário internacional. O dia a dia também ganha espaço aqui, com o Enem frequentemente usando textos noticiosos para introduzir assuntos.
+ Entenda o BRICS, do seu surgimento às perspectivas para o futuro
Na prática
- Urbanização

Gabarito: E
- Agropecuária

Gabarito: C
- Desenvolvimento econômico


Gabarito: D
- Ruralidade

Gabarito: A
- Geopolítica e Relações Internacionais

Gabarito: A
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.