Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Enem: saiba como identificar e resolver questões interdisciplinares

Cada vez mais presentes no exame, as questões com mais de uma disciplina buscam testar a capacidade de enxergar o conteúdo de forma ampla

Por Julia Di Spagna Atualizado em 21 set 2021, 14h51 - Publicado em 21 set 2021, 13h12

Você está no meio da prova do Enem e já resolveu algumas questões das disciplinas que considera mais fáceis. Mas, de repente, você se depara com uma pergunta e não sabe classificá-la: ela aborda conceitos da física, mas é necessário entender de biologia para resolvê-la; é uma pergunta de português, mas que menciona um filósofo; é uma questão de biologia, mas que exige uma fórmula de matemática. 

E agora? Qual “caixinha” do seu cérebro você deve abrir?

As chamadas questões interdisciplinares reúnem conceitos de duas ou mais matérias em uma mesma pergunta, assim, é necessário mesclar conteúdos para interpretá-las e respondê-las. A ideia aqui é justamente mostrar que o seu cérebro não é composto por “caixinhas” e que, na vida real, em situações do dia a dia, o conhecimento adquirido na escola fica entrelaçado.

“O intuito dessas questões é direcionar os estudantes a terem uma visão mais ampla de tudo que nos rodeia, uma vez que todos os acontecimentos em nossas vidas são interdependentes e envolvem simultaneamente várias áreas diferentes”, explica Carlos Massaiti Okubo, professor e coordenador do Poliedro Curso

Nesse tipo de questão, a banca quer avaliar a capacidade que os candidatos possuem em intercalar assuntos, fazendo o cruzamento ou a integração das tradicionais disciplinas escolares. “Isso também é muito benéfico na profissionalização dos jovens, pois é comum se pensar no mundo teórico e da aprendizagem que as áreas sejam totalmente isoladas e autossuficientes, mas não é assim que funciona no mercado de trabalho e na vida.”

Segundo Anderson Rodrigues, professor e coordenador estratégico da Oficina do Estudante, nos últimos três anos, a presença de questões interdisciplinares nos exames do Enem aumentou.

“O Enem apresenta um número considerável de questões que dão margem para interpretação e resolução sob pontos de vista diversos. Os estudantes podem responder questões de história, por exemplo, considerando a filosofia e a sociologia, ou questões de biologia considerando pontos de vista da química”, afirma o especialista. 

Como se preparar para as questões interdisciplinares?

A melhor preparação para resolução dessas questões, segundo Okubo, é sempre estar atento aos assuntos e exercícios que envolvem o nosso dia a dia, que relacionam as situações práticas e que integram várias disciplinas ou assuntos diferentes.

“Por exemplo, na aula de geografia, é possível comentar sobre os tipos de relevo que temos no Brasil, o favorecimento para construir barragens e hidrelétricas em regiões de planalto e, ao mesmo tempo, analisar a crise energética por conta da escassez da chuva e a alta na conta mensal. Nesse exemplo simples do nosso cotidiano, ocorreu a interdisciplinaridade de quatro assuntos diferentes: geografia, estatística de pluviometria, economia e matemática financeira”, explica o coordenador do Poliedro. 

Além disso, alguns assuntos podem ser estudados de forma conjunta. Alguns exemplos dados por Rodrigues: 

  • literatura com história, fazendo a relação entre acontecimentos históricos e escolas literárias; 
  • biologia com química em fotossíntese, percebendo a relação com as reações químicas e o tipo de reação; 
  • português e artes, fazendo interpretação de imagens e relacionando com movimentos artísticos.

Outra dica é treinar a resolução das questões de provas anteriores para entender como as disciplinas podem ser exploradas em conjunto.

Mas lembre-se: não deixe que esse tipo de questão “trave” a sua prova. No fundo, não faz diferença a classificação da pergunta, se ela é de história ou filosofia, física ou matemática. O importante é ampliar sua linha de raciocínio e resolvê-la. 

+ Baixe todas as provas e gabaritos do Enem

Na prática

Confira 7 questões do Enem 2020, selecionadas e comentadas pelos professores, que exemplificam como a interdisciplinaridade é cobrada no exame:  

Questão 56: interpretação de texto + geografia
Alternativa correta: D

enem 2020 - prova amarela - 56

Comentários: a questão cobra interpretação de texto com geografia física, já que Alice queria localizar onde estava. Mesmo achando que as palavras latitude ou longitude teriam significados totalmente diferentes do que realmente significam, envolvendo distância, indagou “onde estou?”. 

Isso torna claro que apesar de envolver termos da geografia, a interpretação de texto era fundamental para entender que ela questionava sua localização.

Questão 94: física + biologia
Alternativa correta: B

enem 2020 - prova amarela - 94
Enem/Reprodução

Comentários: A questão 94 é interdisciplinar por relacionar fenômenos ondulatórios (físicos) com os efeitos biológicos da fisiologia humana (biologia). “Embora, o cotidiano mostre que os ruídos em nossos ouvidos precisam ser minimizados, isso exige conhecimentos de como deve acontecer fisicamente e o porquê disso fisiologicamente”, destaca o coordenador do Poliedro.

Continua após a publicidade

Questão 102: matemática + biologia
Alternativa correta: B

enem 2020 - prova amarela - 102
Enem/Reprodução

Comentários: A questão 102 envolve um texto do ponto de vista bioquímico, porém, exige interpretação gráfica (matemática), onde predomina a análise da comparação evolutiva das CT (células tumorais) para as CN (células normais). “Isso implica em o estudante ter conhecimentos sob o ponto de vista da biologia quantos aos significados de células tumorais e células normais. Assim, ele precisava saber que o quimioterápico II foi o único que aumentou o número de células de CT para CN.”

Questão 50: português + filosofia
Alternativa correta: B

enem 2020 - prova amarela - 50

Comentários:

O trecho selecionado para resolver a questão explora duas disciplinas de uma forma simples.

– Filosofia: Escrita filosófica de Montaigne reflete um novo contexto da produção no campo da filosofia, apresentando reflexões e análises subjetivas;

– Português: O artigo faz referência a um novo gênero literário. O Autor manifesta subjetividade ao incluir hesitações, autocríticas e correções.

Questão 120: biologia + química
Alternativa correta: D

enem 2020 - prova amarela - 120
Enem/Reprodução

Comentários: Do ponto de vista da biologia, é possível eliminar as alternativas B e C, pois é o excesso de gás carbônico na atmosfera que causa a acidificação das águas oceânicas. Além disso, o petróleo, que é um lipídio, é insolúvel em água e possui menor densidade, ficando na superfície, impedindo a entrada de luz, afetando a fotossíntese e as trocas gasosas, ou seja, não seria pela ingestão de água a mortandade dos seres marinhos.

Já do ponto de vista da química, Rodrigues explica que as alternativas A e E poderiam ser eliminadas, pois o petróleo é uma mistura homogênea formada por hidrocarbonetos apolares, que não se misturam com água, além de não apresentar elevada volatilidade. 

Com isso, conclui-se que a alternativa correta é a D. 

“Este é um exemplo de questão realmente interdisciplinar, pois, apesar da alternativa correta estar relacionada com a química, o aluno teria de ter conhecimento de biologia também para ter certeza da resposta”, diz o professor da Oficina do Estudante.

Questão 16: português + artes
Alternativa correta: A

enem 2020 - prova amarela - 16
Enem/Reprodução

Comentários: é possível chegar na resposta correta tanto pela ótica do Português quanto das Artes.

Português: os saraus promovidos pelo Slam do corpo têm como objetivo principal incorporar a poesia ao mundo perceptivo das pessoas surdas que usam a Linguagem de Sinais na sua comunicação. Segundo o texto: “Trata-se de um trabalho artesanal de tornar a palavra visível”.

Artes: O Slam do corpo é uma batalha de poesias. Um ouvinte e um surdo se apresentam juntos, em dupla, na língua portuguesa e língua brasileira de sinais. Segundo o texto: “(…) o que vale é modular a voz e o corpo, um trabalho artesanal de tornar a palavra “visível” , numa arena cujo objetivo maior é o de emocionar a plateia (…)”

Questão 65: história + sociologia
Alternativa correta: B

enem 2020 - prova amarela - 65
Enem/Reprodução

Comentários: Do ponto de vista histórico, o  foco é que o Código de Hamurabi era um código de leis que visava estabelecer penas de reciprocidade a indivíduos que pertencessem a uma mesma camada social na Babilônia. O código impunha severas punições a diversos tipos de crimes cometidos.

Mas por se tratar do primeiro regulamento jurídico formal, relacionando crimes e penas, também pode ser estudado do ponto de vista sociológico. 

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país

  • Continua após a publicidade
    Publicidade