Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Reaplicação do Enem 2021: quem pode solicitar e como fazer o pedido

Confira as datas para fazer a solicitação da reaplicação e mais informações sobre as provas, que acontecem nos dias 9 e 16 de janeiro

Por Redação Atualizado em 23 nov 2021, 22h36 - Publicado em 23 nov 2021, 18h55

A reaplicação do Enem 2021 acontecerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. É a mesma data da aplicação do exame para presas ou sob alguma medida socioeducativa e também para os alunos que faltaram ao Enem 2020, mas que conquistaram na Justiça o direito fazer a prova.

O período para solicitar reaplicação é de 29 de novembro a 3 de dezembro, pela Página do Participante. Os pedidos devem ser acompanhados por documentação que comprove o motivo da solicitação. O Inep julgará cada caso individualmente.

Quem pode solicitar a reaplicação?

  • Candidatos que não conseguiram realizar a prova por problemas de logística. Aqueles que não fizeram a prova em um ou ambos os dias por motivos “supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”. De acordo com o edital, são exemplos de problemas de logística da realização: “desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação por parte do aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.”
  • Candidatos que contraíram doenças infectocontagiosas nos dias anteriores à prova. Além da Covid-19, o Inep está considerando outras doenças infectocontagiosas para candidatos com direito a reaplicação, são elas: Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Como solicitar a reaplicação?

A solicitação deverá ser feita pela Página do Participante. Logo após fazer o login na plataforma, o candidato verá uma mensagem explicando as opções e os documentos necessários para enviar de forma digital.

Solicitação de reaplicação do Enem
Ao entrar na Página do Participante, o candidato poderá ver uma mensagem do robô Luís perguntando se há a necessidade de solicitar uma reaplicação. Inep/Reprodução

Em casos de candidatos que apresentaram sintomas de Covid-19, será pedido um atestado que comprove a infecção. O registro será analisado pelo Inep e, se for deferido, a notificação será dada pela Página do Participante. A aprovação ou a reprovação da solicitação de reaplicação deverá ser consultada pelo site.

Como será a prova de reaplicação?

Várias provas do Enem
Pinterest/Reprodução
Continua após a publicidade

A prova para os candidatos da reaplicação não será a mesma aplicada nos dias 21 e 28 de novembro. O padrão do exame, porém, é o mesmo: são 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação no primeiro dia. O segundo dia é composto de 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

O que não vale reaplicação

Não tem direito à reaplicação o candidato que faltou ao primeiro no primeiro dia de prova (21 de novembro) por outros motivos que não são os de logística e doenças infectocontagiosas, citados anteriormente.

O estudante que se ausentou no primeiro dia pode, sim, realizar a prova no próximo domingo (28). As notas do segundo dia serão divulgadas no boletim de desempenho individual, mas servirão apenas como autoavaliação de conhecimento.

No caso dos candidatos isentos da taxa de inscrição, o Inep orienta que participem do segundo dia de provas para que consigam isenção no Enem 2022, quando o edital for publicado.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade