Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Reaplicação do Enem 2023: quem pode solicitar e como fazer o pedido

Confira as datas para fazer a solicitação da reaplicação e mais informações sobre as provas, que acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 17 nov 2023, 11h33 - Publicado em 13 nov 2023, 10h00

Você fez a inscrição mas, por algum motivo, perdeu o Enem 2023? Fique calmo! Nem está tudo está perdido. Para alguns casos específicos, haverá uma segunda chance nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023. De acordo com o edital do exame, participantes que foram afetados por problemas logísticos ou que se contaminaram com uma doença infectocontagiosa (confira a lista abaixo) têm o direito de participar da reaplicação. Nesta edição, candidatos alocados para fazer a prova a mais de 30km de suas residências também têm direito de refazer o Enem. O período para solicitar a reaplicação vai desta segunda-feira (13) até sexta (17).

+ Veja aqui os gabaritos extraoficiais das provas rosa, amarela, cinza e azul do 2º dia de Enem

O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante e deve ser acompanhado por documentação que comprove o motivo da solicitação. O Inep julgará cada caso individualmente. Se você perdeu apenas um dia de aplicação e compareceu normalmente ao outro, pode solicitar a reaplicação somente do dia que não fez a prova.

+ Inep antecipa divulgação do gabarito oficial do Enem 2023; veja quando sai

Continua após a publicidade

Quem pode solicitar a reaplicação?

  • Candidatos que não conseguiram realizar a prova por problemas de logística. Aqueles que não fizeram a prova em um ou ambos os dias por motivos “supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”. De acordo com o edital, são exemplos de problemas de logística da realização: “desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação por parte do aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.”
  • Candidatos com locais de prova a mais de 30 km de suas residências, dentro do mesmo município em que vivem.
  • Candidatos que contraíram doenças infectocontagiosas na semana que antecede os dois dias de prova. São elas: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

+ Enem 2023: agro cai novamente em questão do 2º dia

Quem não pode solicitar a reaplicação?

Todo candidato cuja situação não se encaixar nos três tópicos descritos acima não terão direito a participar da reaplicação.

De acordo com o edital, não são considerados problemas logísticos para fins de aprovação da reaplicação aqueles causados por não levar a declaração de comparecimento; atraso ou ausência do participante; não transcrever a frase do caderno de questões para o cartão resposta; não apresentar documento de identificação ou cartão de confirmação de inscrição; divergência entre o nome e o número do documento de identificação informado no sistema de inscrição; e texto escrito pelo próprio participante para caracterizar doença infectocontagiosa sem inserção de documentação comprobatória.

Continua após a publicidade

Como solicitar a reaplicação?

A solicitação deverá ser feita pela Página do Participante. A partir de segunda-feira, logo após fazer o login na plataforma, o candidato deverá ver uma mensagem explicando as opções e os documentos necessários para enviar de forma digital. Como exemplo, veja a tela referente à edição de 2021.

Solicitação de reaplicação do Enem
Ao entrar na Página do Participante, o candidato poderá ver uma mensagem do robô Luís perguntando se há a necessidade de solicitar uma reaplicação. (Inep/Reprodução)

Segundo o edital, os dados informados e/ou os documentos anexados na solicitação de reaplicação não poderão ser alterados após o envio. É dever do candidato acompanhar a aprovação ou reprovação da solicitação.

Continua após a publicidade

Para os casos de infecções por doenças infectocontagiosas, o candidato deve enviar documentos que contenham as seguintes informações:

  • nome completo do participante;
  • diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

Como será a prova de reaplicação?

A prova para os candidatos da reaplicação não será a mesma aplicada nos dias 5 e 12 de novembro. O padrão do exame, porém, é o mesmo: são 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação no primeiro dia. O segundo dia é composto de 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Calendário Enem 2023

Primeiro dia de prova: 5 de novembro;

Continua após a publicidade

Segundo dia de prova: 12 de novembro;

Divulgação do gabarito: 14 de novembro;

Reaplicação: 12 e 13 de dezembro;

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Divulgação dos resultados: 24 de janeiro de 2024.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Reaplicação do Enem 2023: quem pode solicitar e como fazer o pedido
Enem
Reaplicação do Enem 2023: quem pode solicitar e como fazer o pedido
Confira as datas para fazer a solicitação da reaplicação e mais informações sobre as provas, que acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.