Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Redação do Enem: dicas de última hora para quem não treinou o ano inteiro

Deixou a redação de lado durante o ano e agora está aflito com a chegada do Enem? Essas dicas são para você!

Por Luccas Diaz
1 Nov 2023, 15h51

Você piscou e o Enem 2023 chegou! O primeiro dia de prova acontece no domingo (5) e, com ele, vem a temida redação. Não há como negar: a produção textual gera insegurança até nos candidatos que gostam de escrever. Para quem treinou o ano inteiro, o medo do famoso “deu branco” assombra os dias que antecedem o exame. Mas… e para quem não treinou nadinha?

+ 10 apostas de tema para a redação do Enem 2023

Se você não foi um aluno muito atento nas aulas de redação ou simplesmente não teve tempo hábil para se dedicar às produções textuais, o GUIA DO ESTUDANTE está aqui para te salvar – ou, pelo menos, tentar. Conversamos com Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Educação. Ele deu dicas úteis aos preocupados de última hora, mas já é bom avisar que o professor não opera milagres. A esta altura do campeonato, estamos falando em contenção de danos e não mais em aprender do zero.

+ Veja aqui o gabarito extraoficial do Enem 2023, a partir das 18h30 deste domingo (5)

Continua após a publicidade

Confira abaixo quatro estratégias que podem ajudar a escrever a redação do Enem, mesmo para os que não praticaram.

1. Entenda o gênero e as características cobradas pela banca

Tem candidato que já até decorou quais são as cinco competências avaliadoras da redação do Enem, mas se você não se enquadra neste grupo, calma que ainda tem jeito. O documento disponibilizado pelo Inep, “A redacao no Enem 2023: cartilha do participante“, explica tim-tim por tim-tim todos os detalhes que envolvem a produção textual cobrada no exame. É um guia para a redação “perfeita”, com a descrição de cada competência e exemplos de textos nota 1000.

+ Como estudar cada competência da redação do Enem

Continua após a publicidade

“Na cartilha, o candidato poderá ter noção de como é dividida a redação do Enem, quais são cinco competências, o que significa cada um delas, como elaborar uma proposta de intervenção”, diz o professor.

2. Veja os temas que caíram nos últimos anos

“Entenda que a prova vai exigir uma produção textual em prosa dissertativa-argumentativa sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política”, afirma. Assim, o docente sugere ao candidato conferir os temas que já foram cobrados, principalmente dos últimos quadro ou cinco anos.

+ Veja aqui todos os temas de redação já cobrados no Enem.

3. Tente escrever, pelo menos, uma redação

O professor defende que nos últimos dias antes da prova, mesmo quem não tenha treinado uma linha sequer, deve tentar escrever uma redação. A dica aqui é, na verdade, um complemento da anterior. Tente escrever um texto após a ler a Cartilha do Candidato, aplicando as regras e direcionamentos vistos.

“Se possível, peça para algum professor revisar e dar um feedback de como você, minimamente, desenvolveu esse texto”, aconselha.

+ Estudando redação sozinho: como escolher os temas para treinar?

Continua após a publicidade

4. Durante a prova, se atente aos textos

“No dia da prova, leia o tema da redação e os textos motivadores várias vezes para que você tenha certeza que entendeu”, aconselha o professor. Mas para além disso, uma dica muitas vezes desconhecida pelos candidatos é dar uma olhada nos textos da prova de Linguagens e Ciências Humanas.

+ Como interpretar a frase tema da redação do Enem?

“Muitas vezes tem alguma questão que pode dar um insight, para que você possa organizar suas ideias e começar a escrever o seu texto”, afirma. Assim como o tema da redação, a prova do Enem também é carregada de temáticas sociais – tem um quê retroalimentação. “Sugiro que, de imediato, não faça o texto, faça só um rascunho. E aí sim, você passa a limpo as informações para a folha oficial do exame.”

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
Publicidade
Redação do Enem: dicas de última hora para quem não treinou o ano inteiro
Enem
Redação do Enem: dicas de última hora para quem não treinou o ano inteiro
Deixou a redação de lado durante o ano e agora está aflito com a chegada do Enem? Essas dicas são para você!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês