A divulgação das notas do Enem 2022 tinha sido adiantada para esta quinta-feira (9), mas muitos estudantes relataram nas redes sociais que o resultado já começou a ficar disponível antes da meia-noite. Para acessar a pontuação, o estudante deve entrar na Página do Participante e fazer o login, preenchendo o número do CPF e a senha cadastrada.
Inicialmente, o resultado do exame estaria disponível, na verdade, apenas na próxima segunda-feira (13), mas o Ministério da Educação decidiu antecipar o calendário para facilitar o processo do Sisu 2023/1.
O Enem não aprova ou reprova ninguém, mas com a pontuação em mãos, os milhões de estudantes que fizeram a prova poderão pleitear vagas em universidades públicas e privadas. Atualmente, três grandes programas de acesso ao Ensino Superior do governo federal utilizam o desempenho no Enem: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Sisu 2023/1
O Sisu é um programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior, acontecendo duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. Para se candidatar às vagas é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. O prazo de inscrição para a primeira edição deste ano será do dia 16 a 24 de fevereiro.
Prouni 2023/1
Pode se inscrever o estudante que não tenha diploma de curso superior e que tenha feito Enem, com no mínimo 450 pontos na média das notas e com nota acima de zero na redação. O estudante ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino. As inscrições acontecerão do dia 28 de fevereiro a 3 de março.
Fies 2023/1
O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. As inscrições terão início no dia 7 de março e terminarão no dia 10 do mesmo mês.
Para saber mais sobre cada um dos programas, acesse este outro texto.