Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Taxa do Enem deve ser paga até esta quarta-feira (24)

No balanço do último dia de inscrições, havia 6,5 milhões de candidatos, quase 2 milhões a menos do que o ano anterior; número total ainda não foi divulgado

Por redação 22 Maio 2017, 15h42

A taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 deve ser paga até esta quarta-feira (24), no valor de R$ 82, para os candidatos pagantes. Os candidatos isentos já tiveram a confirmação no ato da inscrição.

Até o último balanço do Ministério da Educação (MEC), na tarde de sexta-feira (19), último dia de inscrições, havia 6,5 milhões de candidatos, quase 2 milhões a menos do que o número do ano anterior. O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que, devido às mudanças no exame – o Enem não servirá mais para certificar o ensino médio, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) –, a expectativa é que o número de inscritos este ano fique em torno de 7 milhões. O número total ainda não foi divulgado. 

  • Mudanças no Enem

    O exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos (em 2017, as provas serão em 5 e 12 de novembro). Além disso, a ordem das provas será alterada: no primeiro domingo, dia 5, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; no segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração. A mudança do exame para domingo normaliza a prova para os sabatistas, que tradicionalmente tinham de esperar até as 19h do sábado para iniciar a prova.

    Publicidade