Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Treineiros do Enem 2021 podem acessar suas notas

O Inep também divulgou a vista pedagógica, que mostra a pontuação alcançada em cada uma das competências da redação

Por Juliana Morales Atualizado em 11 abr 2022, 11h57 - Publicado em 11 abr 2022, 11h56

O Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, no domingo (10), as notas das provas dos treineiros  – participantes que não concluíram o Ensino Médio e fizeram o exame apenas para fins de autoavaliação. Os resultados estão disponíveis na Página do Participante.

Vale lembrar que os candidatos treineiros não têm direito de apresentar recursos relativos aos resultados nem podem utilizar as notas do exame para ingresso em cursos de graduação. Entretanto, quem fez o exame como treineiro têm a oportunidade de efetivamente conhecer a prova em suas condições reais, o que pode ajudar bastante na preparação para a prova de fato.

+ Como os treineiros podem aproveitar o Enem da melhor forma possível

Correção da redação

O Inep também divulgou na Página do Participante a vista pedagógica. Por meio dela, os candidatos podem verificar a pontuação alcançada em cada uma das competências avaliadas pelos corretores.

De acordo com o edital do exame, o desempenho do participante é avaliado de acordo com cinco critérios:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Na edição de 2021, os candidatos escreveram uma redação sobreInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Apenas 22 estudantes conseguiram alcançar a nota 1.000 no texto. Trata-se do menor número de notas máximas desde 2013, quando o MEC (Ministério da Educação) passou a divulgar o dado.

+ Enem 2021: espelhos da redação já estão disponíveis

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade