Está curioso para saber como se saiu no Enem antes mesmo de ver o resultado oficial? Existem algumas ferramentas que podem simular as notas baseadas na TRI (Teoria de Resposta ao Item), assim você poderá ter uma ideia aproximada de sua performance.
Mas antes da simulação, é importante entender o que é essa tal de TRI. Trata-se de um método de correção utilizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão público vinculado ao MEC (Ministério da Educação), responsável por organizar e aplicar as provas do Enem.
Segundo Madson Molina, coordenador do Curso Anglo, a TRI é um sistema capaz de analisar as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada acerto. As perguntas são classificadas como fáceis, médias e difíceis. Se você acertar várias difíceis, mas errar muitas fáceis, o sistema pode entender isso como um chute e reduzir sua nota. Ou seja, a TRI não premia quem conta com a sorte, mas quem demonstra domínio sobre os conteúdos. No final, sua nota refletirá não só o número de acertos, mas também o seu nível de conhecimento.
+ As maiores e menores notas no Enem 2023
Pulando obstáculos diferentes
O professor Madson faz uma analogia com esporte para você entender melhor como funciona a TRI. “Um atleta, ao participar de uma corrida de obstáculos de alturas diferentes, é capaz de pular uma barreira de 80 centímetros. Portanto, é razoável que ele também consiga pular uma de 10 centímetros e outra de 40 centímetros”. Seria estranho se ele não conseguisse pular a maioria dos obstáculos menores, certo? Em linhas gerais, é o que essa ferramenta de TRI vai avaliar, premiando o estudante que fizer esse percurso de forma coerente.
Ferramentas para simular a nota do Enem – e o desempenho no Sisu
Agora que você já entendeu o que é a TRI, que tal simular sua nota do Enem? Listamos aqui três ferramentas, algumas delas mostram até suas chances de passar na faculdade dos seus sonhos. É claro que elas dão apenas uma estimativa média da nota, já que você insere seu número total de acertos, e não exatamente quais questões acertou ou errou.
De toda forma, já é possível saber que em qual faixa de nota você está – por uma dessas ferramentas, quem acerta 25 questões em Ciências Humanas, por exemplo, pode tirar entre 525,9 e 642,6 nesta área do conhecimento.
Bora testar?
1. Radar Enem
Essa ferramenta foi criada pela empresa Evolucional, em parceria com o GUIA DO ESTUDANTE, em 2017. Na plataforma, constam as bases de dados divulgados pelo Inep referentes aos anos anteriores. Assim, ao informar o número de acertos em cada área, a ferramenta indica uma faixa de nota (máxima e mínima) nivelada aos resultados de candidatos que tiveram o mesmo número de acertos nos anos passados. Dá para ter uma noção bem real das possíveis notas!
Além disso, com base nesses resultados e em comparação com os cortes do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), o Radar Enem calcula também a média geral do estudante e mostra a quantidade de cursos que ele passaria.
2. Me Salva!
Outra ferramenta é o simulador do Me Salva!. Por meio dele, é possível estimar qual seria sua nota na prova com base no número de acertos, da mesma forma que no Radar Enem. Além disso, o Me Salva! também te ajuda no próximo passo depois da nota, com um simulador do Sisu. Para usá-lo, basta preencher um formulário com suas notas reais ou estimadas das provas e da redação, escolher a modalidade de acesso (se houver), o estado e o curso desejado. Depois é só clicar em “Simular chances”. Quer ver a lista completa de instituições de ensino superior onde você pode ter mais chances? É só criar um cadastro no site.
Para calcular o resultado, a ferramenta usa como base as notas de corte do ano anterior. Ela informa a nota do estudante e faz um comparativo com as notas de corte das universidades da região. E tem mais: o simulador mostra se a chance de passar é alta ou baixa, qual é a modalidade com maiores chances e sua nota de corte.
3. Descomplica
Você também pode usar o simulador do Descomplica. Para acessá-lo, é necessário criar uma conta na plataforma. Diferentemente dos outros simuladores, onde você simplesmente digita o número de acertos, no do Descomplica você preenche uma a uma suas respostas no gabarito, e no final é gerado uma média das suas notas. Quem acertou apenas 9 das 45 questões de Linguagens, por exemplo, deve tirar no máximo 295 pontos.
Assim como no Me Salva!, também dá para estimar seu desempenho no Sisu. A simulação é feita em três fases. Na primeira, o aluno preenche o formulário com as notas das quatro provas e da redação. Depois, ele insere as informações sobre o estado, a cidade, o curso, a modalidade e a escolaridade. E por fim, clica em “Ir para o resultado”.
O site vai mostrar a possível nota do aluno e indicar em quantas universidades ele provavelmente seria aprovado. A lista inclui as notas de corte das instituições que oferecem o curso escolhido, os períodos disponíveis e a probabilidade de aprovação com base nos dados fornecidos.
Calendário Enem 2024
- Inscrições: 27 de maio a 14 de junho
- Pagamento taxa de inscrição: 27 de maio a 19 de junho
- Pedido de tratamento pelo nome social: 27 de maio a 14 de junho
- Solicitação de atendimento especializado: 27 de maio a 14 de junho
- Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho
- Recurso do pedido de atendimento especializado: 17 a 21 de junho
- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Divulgação do resultado: 13 de janeiro
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.