Veja as orientações do Inep para a redação do Enem 2019
A cartilha traz exemplos de sete redações que tiraram nota mil no exame do ano passado!
Quem melhor do que o próprio Inep para dar exemplos de redações nota mil no Enem? Desde o último dia (10) você pode conferir sete exemplos de redação que receberam a nota máxima no exame do ano passado, acompanhados de comentários de especialistas do instituto. Para isso, basta acessar o A redação no Enem 2019: cartilha do participante, lançada pelo Inep para orientar os candidatos que farão a prova.
Com a cartilha em mãos, você consegue tirar dúvidas sobre como funciona a correção da redação, quais os elementos essenciais para atingir uma boa pontuação, o que pode gerar uma nota zero e muitas outras interrogações que surgem sobre a prova.
Para além das dicas específicas de cada uma das cinco competências (já publicamos uma matéria aqui no GUIA explicando quais são elas), o Inep recomenda de forma geral que o candidato:
- Leia com bastante atenção o tema proposto e observe tipologia textual exigida (no caso, texto dissertativo-argumentativo);
- Leia os textos motivadores, observando as palavras ou os fragmentos que indicam o posicionamento dos autores;
- Identifique, em cada texto motivador, se for o caso, a tese e os argumentos apresentados pelos autores;
- Reflita sobre o posicionamento dos autores dos textos motivadores e defina, com muita clareza, qual será o seu posicionamento;
- Leia atentamente as instruções apresentadas após os textos motivadores;
- Defina um projeto de texto em que seja planejada a organização estratégica da sua redação, a fim de defender o ponto de vista por você escolhido, e apresente uma proposta de intervenção ao problema abordado.
Enem 2019
As inscrições para o Enem estiveram abertas entre os dias 6 e 17/5 e, ao todo, 6.384.957 pessoas de todo o Brasil se inscreveram — o menor número desde 2011. Em 2014, o exame chegou a contar com 9,4 milhões de inscritos.
Assim como no ano anterior, a prova ocorrerá em dois domingos. No primeiro, 3/11, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Nesse dia, os portões serão fechados às 13h e a prova vai até as 19h.
No segundo dia, 10/11, os candidatos responderão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Na entrada, os portões fecham no mesmo horário, mas a prova vai até as 18h30.
Desde que foi criado pelo MEC em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio, o Enem é usado como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. A partir das alterações implementadas em 2009, o Enem passou a substituir o vestibular das universidades federais e de outras instituições de ensino públicas e particulares, além de escolas de ensino técnico.
Alguns programas em que as notas do Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga na universidade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para quem quer receber um empréstimo, o programa parceiro é o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).
Outras informações podem ser encontradas no edital do Enem 2019.
Para professores, questão de linguagens do 1º dia de Enem tem duas respostas possíveis
Rayssa Leal e Paolla Oliveira viram questões do primeiro dia do Enem 2025
Qual o aumentativo de óculos de sol?
Qual é o masculino de cabra?
Gabarito Enem 2025: correção extraoficial do primeiro dia





