10 anos de Instagram: como usar a ferramenta para estudar
A tendência do studygram transformou a plataforma em uma ferramenta cheia de conteúdo educativo
O Instagram completa 10 anos de existência nesta terça-feira (6). De acordo com a Statisa, até julho desse ano, o Brasil tinha 91 milhões de usuários no aplicativo, a terceira maior população ativa da rede social. Na nossa frente estão os EUA e a Índia, com mais de 100 milhões de usuários cada. Mas é bom lembrar que a população desses países também é maior do que a nossa. Ou seja, o Insta, como é conhecido, é muito coisa nossa.
A rede social é um fenômeno desde seu lançamento na app store e foi criado pelo brasileiro Mike Krieger e o americano Kevin Systrom. Primeiro, foi batizado de Burbn mas, em pouco tempo, mudou para se tornar a rede social de fotos que conhecemos hoje. Três meses após o lançamento, o Instagram já havia reunido 1 milhão de usuários apenas nos aparelhos da Apple. Dois anos mais tarde, Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, comemorava a compra dessa potência.
Apesar de alvo de várias críticas, o Instagram já faz parte do cotidiano de grande parte da população. E ganha diversas formas de uso conforme as necessidades de seus usuários. O studygram é uma dessas tendências que vem se consolidando na plataforma. O objetivo é usar a rede social como uma aliada nos estudos e a sua hashtag já conta com mais de 9 milhões de marcações!
Abaixo, confira dicas de como usar a ferramenta para turbinar os estudos.
1 – Salve posts com dicas
Com tanto conteúdo sendo produzido, desde dicas de redação a macetes de matemática, fica fácil perder posts legais, não é? Aproveite a função de salvar posts (no canto inferior direito de cada post) para guardar os conteúdos de que você vai precisar mais tarde. Para manter esses estudos organizados, crie coleções separando por matérias e tópicos importantes, por exemplo: Biologia, Matemática, Dicas de organização.
2 – Crie um perfil só para estudos
Como o Instagram é uma rede social em que nos conectamos com familiares e amigos, além de seguir influenciadores e personalidades de que gostamos, pode ficar difícil focar nos estudos. Uma boa dica é criar uma nova conta apenas para seguir perfis que produzem conteúdo educativo. Assim, você consegue concentrar todo seu estudo em uma página só e não precisa se preocupar com a distração de posts que não são prioridade no momento. Além disso, você pode seguir hashtags com informações sobre os vestibulares e não perder nenhuma atualização ou dica.
Siga hashtags como #Vestibular, #Enem, #DicasEnem, #RedacaoEnem, #studygram e #studygrambr.
3 – Guarde seus resumos
A rede social também pode funcionar como um arquivo para os seus resumos e mapas mentais. Muitos studygrammers usam a plataforma para mostrar suas rotinas de vestibulandos. Mas ainda que sua intenção não seja essa, você pode usar o feed do seu perfil para guardar os conteúdos que você já fez. Assim não tem nenhum perigo de perdê-los e a conta se torna uma fonte de consulta sempre que você precisar.
4 – Use os stories como revisão
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Washington, em St. Louis, publicada na Psychological Science, a “recordação ativa” é a melhor técnica de estudo. Em vez de reler diversas vezes o mesmo material, é mais interessante encontrar formas alternativas para relembrar o conteúdo. Aproveite as ferramentas de Perguntas e Enquete dos stories para desenvolver suas próprias questões. Assim que você terminar um conteúdo, elabore as perguntas sobre as partes em que você teve mais dúvida ou dificuldade e poste-as no seu studygram. Você também pode usar o recurso Melhores Amigos, caso não queira deixar o conteúdo no modo público. Mais tarde ou no dia seguinte, volte a elas e tente respondê-las. Além de você ter que elaborar o conhecimento sobre aquele assunto para desenvolver as questões, você ainda tem a chance de revisá-las.
5 – Crie um Reels com as matérias
A aprendizagem contextual é altamente indicada por especialistas. Esse método requer que o próprio aluno faça conexões entre os assuntos que foram vistos. A ferramenta Reels pode ser um jeito divertido e criativo de repensar a matéria estudada para desenvolver um conteúdo rápido que vai fixar ainda mais o conhecimento. Além de um exercício de criatividade, ele vai permitir repensar sobre o conteúdo impedindo a curva do esquecimento.
6 – Siga studygrammers
Muitos influenciadores compartilham suas rotinas como vestibulandos. Mas também aproveitam para dar dicas de como organizar seus estudos, além de compartilharem mapas mentais e resumos prontos sobre matérias cobradas nos vestibulares. Acompanhe o conteúdo de influenciadores educativos para estudar mesmo quando só estiver rolando o feed.
A Ana Júlia é vestibulanda e está se preparando para estudar Medicina. No seu Instagram, ela dá dicas de estudos e deixa você atualizado sobre as últimas notícias envolvendo vestibulares. Ela ainda disponibiliza um acervo de materiais e apostilas gratuitos para baixar.
Já a Mariana Low dá dicas sobre como organizar seus estudos e compartilha resumos e mapas mentais das matérias do vestibular. Ela ainda dá dicas para exercitar a criatividade e cria inspiração para estudar com muito mais organização, cores e lettering.
Precisando de ajuda para organizar seus estudos? A Laura Nunes ajuda com materiais para baixar: planejador mensal, planejador semanal, controle de redação, exercícios e mais. Nessa conta, ela também dá dicas para ajudar você a não desanimar dos estudos e mandar bem na hora da prova.
Precisa de ajuda para fazer resumos ou encontrar macetes para não esquecer nenhum conteúdo? A Bruna Filipkowski criou o Focados na Aprovação para ajudar a entender toda e qualquer matéria.
O perfil do portal Coisas de Enem compartilha diversas questões de vestibular para você praticar.
Se você precisa de dicas de Português e Redação, então precisa seguir o Prof. Noslen. Todo dia tem dicas de gramática e vocabulário para você não errar mais no vestibular.
Já segue o GUIA? Estamos sempre compartilhando macetes, dicas de estudos e tirando dúvidas dos alunos no nosso Instagram oficial. Aproveite para conferir o post com uma linha do tempo com os avanços que o Instagram foi incorporando ao longo destes 10 anos e comente como você usa a ferramenta nos seus estudos.