Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

10 BookTokers que você precisa seguir no TikTok

Os perfis mostram o lado divertido da literatura

Por Luccas Diaz Atualizado em 28 out 2020, 18h56 - Publicado em 29 out 2020, 08h00

Que o TikTok é um sucesso, todo mundo já sabe, né? Durante a quarentena, o aplicativo bombou na web e os vídeos com dancinhas, desafios e tags viralizaram dentro e fora do aplicativo. Você sabia que há uma galera fazendo TikToks só sobre literatura? A chamada comunidade BookTok é feita, principalmente, por jovens que compartilham suas leituras, dão resenhas rápidas e espalham seu amor pelos livros por toda a rede.

Tenor/Reprodução

Um desses BookTokers, é o Tiago Valente. Ele tem 160 mil seguidores e quase 2 milhões de curtidas acumuladas em suas centenas de vídeos. Ele conta que no começo não falava sobre livros na rede, mas que foi lentamente transportando sua paixão pela literatura nos vídeos. “Fui encontrando formas de aproveitar as tendências do TikTok para falar sobre minhas leituras” diz Valente. “O número de criadores de conteúdo literário foi crescendo e fico muito feliz em ver que, hoje, o BookTok é uma comunidade bem grande, que traz opiniões e dicas de livros pra todos os gostos!”

O jovem tem alguns contos publicados e lançará um livro em 2021. A história fala sobre um garoto que dá conselhos amorosos em um podcast, mas é um desastre com seus próprios relacionamentos. Sobre o BookTok e os livros destinados ao público jovem, Valente conclui que “a literatura também pode ser vista dessa forma, mais leve, divertida e despretensiosa, sem todo aquele peso que, às vezes, parecem colocar sobre livros e sobre a própria atividade da leitura.”

O GUIA pediu pro Tiago separar 10 BookTokers para seguir no TikTok e encher o feed de conteúdos literários!

Tiago Valente (@otiagovalente)

Tiago Valente/Reprodução

O perfil do Tiago no TikTok é o exemplo do poder do BookTok. Falando para mais de 160 mil seguidores, ele compartilha suas leituras, resumos de livros, suas obras favoritas e ainda curiosidades sobre autores famosos.

 

Ivana M. Amaral (@ivamamamaral)

Ivana M. Amaral/Arquivo pessoal

Na bio da Ivana M. Amaral no TikTok, ela já anuncia seu conteúdo: “Livros, resenhas e dancinhas esporádicas”. Com muita leveza e bom humor, a jovem fala sobre seus livros favoritos e dá dicas específicas como “livros para relaxar” ou “livros para viajar sem sair de casa”.

Myreia Liduario (@myreialiduario)

Myreia Liduario/Arquivo pessoal

Esbanjando simpatia (e uma quedinha por livros de fantasia), a jovem Myreia Liduario alimenta seu perfil no TikTok com dicas de livros, unboxings, spoilers e listas de leituras do mês.

Continua após a publicidade

Nanna (@livraneios)

Nanna/Arquivo pessoal

O perfil da Nana no TikTok é ideal para os fãs da literatura nacional. Sempre muito divertida, Nanna divulga autores brasileiros independentes ou que estão começando.

Jéssica Martins (@jess.martinss)

Jéssica Martins/Arquivo pessoal

Nas redes sociais da Jéssica Martins, ela já deixa bem claro que não perde a chance de ler livros “New Adult, Young Adult, LGBTQIA+, e um bom draminha básico”.  A leitora reproduz essa diversidade em seu perfil no TikTok, onde compartilha pros seus 10 mil seguidores tags de leitura, como “Personagens que conquistaram meu coração”, “Livros populares que eu não gostei”, entre outras.

Rhayssa Porto (@minhaestantecolorida)

Rhayssa Porto/Arquivo pessoal

Rayssa Porto é a responsável pelo perfil Minha Estante Colorida. A mineira fala em seu TikTok não apenas de livros, mas também de filmes, animes e seu entusiasmo por bonecos colecionáveis e figuras de ação. Uma boa pedida para quer um conteúdo mais abrangente.

 

Nadson Oliveira (@oliveroliver18)

Nadson Oliveira/Arquivo pessoal

Além de produzir conteúdo literário no TikTok, Nadson Oliveira também é autor e já escreveu obras na plataforma Wattpad. Em seu perfil no BookTok, ele compartilha, entre outros, vídeos com muito humor encenando situações corriqueiras na vida dos amantes dos livros, como as perguntas “Mas vai comprar mais um livro?” e “Por que você tá lendo o livro, se tem o filme?”.

  • Richard Fasolak (@richardfasolak1)

    Richard Fasolak/Reprodução

    O natalense Richard Fasolak tem mais de 35 mil seguidores em seu perfil no TikTok e por lá, além de dar dicas de leitura e responder tags literárias, reproduz cenas de livros populares como os da trilogia A Seleção, de Kiera Cass, e a saga Percy Jackson, de Rick Riordan. 

    Jota Ve (@jvalberghini)

    Jota Ve/Arquivo pessoal

    A bio do Jota Ve no TikTok já diz tudo: “sim, eu sou um nerd, como percebeu??”. O perfil do jovem publica vídeos falando sobre seus livros e autores favoritos, adaptações para o cinema e ainda comenta algumas polêmicas do mundo literário, como o caso da autora J.K Rowling – tudo com muito bom humor.

    Beatriz Villar (@itsbooks)

    Beatriz Villar/Reprodução

    A leitora Beatriz Villar já tem um livro de fantasia publicado e posta em seu TikTok, que tem mais de 23 mil seguidores,  suas leituras, idas à livraria e memes literários. A jovem se declara da Sonserina, do Chalé 1 e do Distrito 2!

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade