Clique e assine GE Play por R$16,90

5 canais do YouTube para te ajudar a entender Literatura

Estes canais vão te ajudar a entender as leituras do vestibular e dominar o mundo das letras

Por Letícia Albuquerque - 19 jun 2020, 10h12

Seja cobrando obras específicas, como em alguns vestibulares, ou resgatando seus conhecimentos sobre autores clássicos, como no Enem, a Literatura pode pregar algumas peças em quem não tem familiaridade com os livros. Mas, calma! Existem canais no YouTube que se dedicam a explicar e indicar ótimas leituras e vão te ajudar a desvendar esse mundo com mais facilidade.

Vá Ler um Livro

O canal surgiu como uma porta de entrada para todos entenderem Literatura sem complicação. E foi, inclusive, premiado pelo Instituto Pró-Livro, em 2018, ao fomentar a leitura no Brasil. Criado pela jornalista Tatiany Leite, que trabalhou em lugares como YouTube Space e TV Cultura, em parceria com Augusto Assis, profissional de comunicação e escritor nas horas vagas, o Vá Ler um Livro reúne resumos sobre as escolas literárias, aulões para os vestibulares e, ainda, conta com uma playlist inteira de vídeos com questões de provas para você praticar.

Bruna Martiolli

Bruna é formada em Letras, é professora de Literatura e ainda tem um canal sobre livros e educação. Além da sequência de vídeos explicando cada escola literária, Bruna dá dicas de como estudar Literatura, fazer resumos e organizar seus estudos. Atualmente cursando mestrado na Universidade do Minho, em Portugal, ela mostra sua rotina de estudos e conta como é cursar e trabalhar nas áreas de Letras e Pedagogia.

Continua após a publicidade

Prof. Noslen

O professor Noslen não vai te deixar entediado! Com vídeos divertidos e criativos sobre Português, Redação e Literatura, o canal traz vídeos completos para explicar todas os movimentos literários do Brasil e do mundo, comentando sobre contexto histórico e as principais características e autores que podem aparecer no Enem e em outros vestibulares. O prof. Noslen ainda traz convidados especiais para comentar os assuntos dos vídeos e incentivar o debate.

Tatiana Feltrin

Tatiana Feltrin é formada em Letras pela Universidade Metodista, em São Paulo, e tem uma longa lista de leituras. Em seu canal, faz resenhas críticas de obras brasileiras e internacionais e ainda traz análises para complementar suas leituras. A youtuber faz algumas séries de vídeos específicos para livros que caem no vestibular e grande parte das leituras cobradas pelas universidades já passaram por uma resenha no canal, o que pode ajudar a guiar sua leitura.

Ler Antes de Morrer

O canal de Isabella Lubrano foi criado com o objetivo de compartilhar a ousada meta de ler 1001 livros. Formada em Direito pela USP e Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, a criadora de conteúdo comenta todas as suas leituras, que vão desde autores contemporâneos a grandes clássicos. Nos vídeos, ela conta suas impressões e opiniões, desafios das leituras e faz uma ponte com temas atuais, como o refugiados, censura e o movimento #MeToo.

Continua após a publicidade
Publicidade